"Pirilampos da Caatinga", do fotógrafo Heitor Rodrigues, vai ser lançado na noite do próximo sábado (7)
Tempo de leitura: 2 minutos

O fotógrafo Heitor Rodrigues mergulhou na cultura vaqueira de Uauá, cidade do norte da Bahia, a 430 Km de Salvador. Desde 2014, vivencia as expressões de um povo, suas labutas, celebrações e a cotidianidade de um universo densamente rico. Desse encantamento, nasceu o projeto Pirilampos da Caatinga, que utiliza a fotografia como meio de preservação da memória e valorização dos modos de ser catingueiro.

O fotógrafo Ricardo Prado assina o prefácio do livro, que tem 144 páginas e 145 fotografias em preto e branco. As imagens dialogam com epígrafes extraídas de conversas informais, cordéis, depoimentos, lembranças e sonetos.

“Os registros etnográficos incluem as Missas do Vaqueiro, nos anos 2014 e 2015, escutas e observações de sua lida, visitas às comunidades rurais de Ipoeira Grande, Santana, Umbuzeiro, Área, Pedra do Olho D’Água e Logradouro do Juvenal”, revela Heitor Rodrigues.

Heitor destaca caráter etnográfico do projeto

O autor lembra que o ofício de vaqueiro é registrado como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia, desde 2011, por sua importância histórica na formação cultural do território baiano. “Outro ponto que chama a atenção envolve a origem da palavra que nomeia o município. Uauá vem do dialeto Tupi Guarani, que significa vagalume, pairando a mística de que quem nasce na ‘Terra da Luz’ não é um habitante qualquer, mas sim um Ser Pirilampo, ou seja, com luz própria”, explica.

LANÇAMENTO E EXPOSIÇÃO DIGITAL

O lançamento de Pirilampos da Caatinga está marcado para as 19h30min do próximo sábado (7), no canal homônimo do Youtube. A data marcará também o início da Semana da Cultura Nordestina.

Além do lançamento do livro, Heitor Rodrigues vai expor parte do acervo do projeto na plataforma digital Flickr. O site dedicado ao livro ganhará uma página de exposição permanente.

TRIBUTO À CULTURA VAQUEIRA

Como forma de retribuir a receptividade do povo da caatinga ao seu olhar, Heitor incluiu no projeto uma contrapartida: 500 exemplares do livro serão destinados às 22 escolas do município de Uauá, além de associações, comunidades e aos vaqueiros que participaram da produção da obra.

O livro está à venda por R$ 100,00 por meio da internet. A compra pode ser feita via e-mail (pirilamposdacaatinga@gmail.com) ou neste link.

A versão digital pode ser acessada, gratuitamente, no site da editora P55 Edição.

O projeto tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, do Governo Federal.

Uma resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *