A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta terça-feira (24), no quilômetro 502 da BR-101, em Itabuna, uma carga de madeira que era transportada clandestinamente. O motorista, que não teve o nome divulgado, não poderia estar conduzindo a carreta bitrem, pois está com a carteira nacional de habilitação vencida.
A carga de 47,74 m³ de madeira serrada beneficiada, do tipo viga, pranchão, caibro e ripa, era transportada em um caminhão M.Benz/Actros 2641. O motorista do veículo informou que assumiu a direção do caminhão em Euclides da Cunha para deixar a carga em Itabuna.
De acordo com a PRF, o motorista confessou não possuir a documentação exigida para o tipo de carga. Ele não tinha Guia Florestal (GF) e o Documento de Origem Florestal (DOF), prevista na IN 21/2014 do Ibama. O homem também disse que é apenas motorista da empresa proprietária do veículo.
A polícia descobriu ainda que o motorista está com o direito de dirigir suspenso até fevereiro do próximo ano. Ele foi autuado pela infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro. O veículo e a carga foram recolhidos no pátio da PRF e estão à disposição dos órgãos ambientais.
O motorista assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) se comprometendo a comparecer perante o Juizado Especial Criminal para responder pelas suas condutas com base na Lei de Crimes Ambientais e as infrações administrativas.