Pequenos negócios são destaque na geração de empregos formais
Tempo de leitura: 2 minutos

Do saldo total de 316.580 novas contratações feitas em julho, pouco mais de 72%, o que dá 229.368 empregos formais, foram gerados por micro e pequenas empresas. As informações são do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

Entre as médias e grandes empresas, o saldo de empregos gerados em julho foi de 73.694 vagas, o que representa 23,3% do total. No mesmo período, a administração pública realizou 712 contratações (0,22%).

No acumulado de 2021, os dados do novo Caged mostram que já foram criados no Brasil mais de 1,8 milhão de postos de trabalhos formais. As micro e pequenas empresas foram responsáveis por 1,3 milhão (70%) dessas vagas, enquanto as médias e grandes empresas geraram por pouco mais de 413 mil (22%). Para se ter uma ideia, em 2020, o saldo formal na geração de empregos foi negativo para os pequenos negócios, com o fechamento de 679 mil vagas.

SERVIÇOS SÃO DESTAQUE

O setor de serviços, que foi um dos mais atingidos pela pandemia de covid-19, tem mostrado sinais de recuperação e foi o segmento que mais realizou novas contratações em julho.

De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, das mais de 229 mil novas vagas criadas pelas micro e pequenas empresas nesse período, 94,2 mil foram do setor de serviços, o que corresponde a 42% dos novos postos de trabalho criados pelos pequenos negócios.

Para o Sebrae, o resultado confirma uma tendência que já havia sido verificada na última Sondagem das Micro e Pequenas Empresas, realizada mensalmente pela entidade em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Entre os fatores que impulsionam o setor, estão o aumento da vacinação e a redução dos casos de covid-19.

Além do segmento de serviços, todos os outros setores da economia entre micro e pequenas empresas apresentaram resultados positivos na criação de emprego. O comércio foi responsável por 65,8 mil novos postos de trabalho, seguido pela indústria da transformação (36,5 mil), construção civil (26,2 mil) e agropecuária (4 mil). Da Agência Brasil.

Baiana inventa embalagens plásticas para proteger o meio ambiente
Tempo de leitura: 2 minutos

Pensando em um futuro próspero e saudável para a seu filho, a baiana Kat Oliveira, de 37 anos, inventou um tipo de plástico descartável comestível que pode diminuir a quantidade de lixo que é produzida pelos habitantes do planeta. Só no Brasil, são cerca de 11 milhões de toneladas de lixo plástico ao ano.

O projeto da inventora, nascida em Feira de Santana, começou há dois anos. Ela afirma que sempre foi muito estudiosa e gostava “dessas coisas da natureza”, o que despertou o interesse pelo tema, estimulando mais pesquisas a respeito. “Desde criança, sempre gostei de roça e, quando virei mãe, vi a necessidade de reduzir esses materiais no meio ambiente”.

Ela acrescenta que em 2014 fez gestão ambiental e com os avanços da tecnologia sobre as novas embalagens feitas de várias plantas, resolveu estudar o assunto. Veio a ideia de fazer uma produção com as pancs”, disse, explicando que as pancs, ou plantas não convencionais, são utilizadas para fazer embalagens de plástico descartáveis e plásticos filmes.

EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS

A dedicação aos estudos ganhou força após o surgimento de novas embalagens sustentáveis. “Fazendo algumas anotações, percebi que o custo da produção ainda é muito alto. Então a minha ideia é que seja um produto mais barato. Além disso, a outra motivação que tive foi quando comecei a prestar serviços em uma cooperativa de resíduos sólidos. Percebi que um dos grandes problemas do mundo são os plásticos, porém ele não chega a ser o grande vilão, mas sim o modo como é descartado”, destacou.

Leia Mais

Profissionais de saúde conquistam melhores condições de trabalho em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

Técnicos e auxiliares de enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus e de outros três hospitais particulares do município garantiram na Justiça condições de trabalho mais seguras na atuação contra a Covid-19. Um acordo foi firmado entre representantes dos hospitais e de sindicatos dos trabalhadores, no Centro de Conciliação de 1º Grau do Tribunal Regional Trabalho da Bahia (Cejusc1).

As negociações foram conduzidas pela juíza coordenadora, Gabriela de Carvalho Meira Pinto, com o auxílio do servidor conciliador Carlos Eduardo Almeida. Entre os benefícios conquistados, o acordo estabelece parâmetros para o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) e a realocação dos profissionais que integram grupos de risco de atividades em contato direto com a covid-19.

Foram definidas também medidas para a disponibilização de testagem e acompanhamento dos trabalhadores substituídos, bem como estabelecidos fluxos de saúde e segurança do trabalho.

No processo, os trabalhadores foram representados pelo Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Sul e Extremo-Sul da Bahia (Sindtae) e o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi).

Como réus, além da Santa Casa, fazem parte o Hospital de Ilhéus, o Hospital Antônio Vianna Silva e o Hospital Regional Costa do Cacau. Já o Ministério Público do Trabalho foi representado pela procuradora Marselha Silvério de Assis Dellian.

Prefeitura anunciou medida nesta segunda-feira (6)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta segunda-feira (6), a Prefeitura de Ilhéus anunciou que vai desativar, temporariamente, os 20 leitos do Centro Covid-19, hospital de campanha montado no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a desmobilização do serviço ocorrerá de forma gradual, levando em consideração o cenário epidemiológico do município, após a queda dos casos ativos e das internações.

O serviço ambulatorial será mantido, com atendimento 24 horas. As coletas para o exame de detecção do vírus serão feitas das 8 às 12 horas.

“PANDEMIA NÃO ACABOU”

O prefeito Mário Alexandre (PSD) explica que o plano de desmobilização foi elaborado com base em análises criteriosas dos dados epidemiológicos, mas destaca que não se pode baixar a guarda contra o novo coronavírus. “A pandemia não acabou. A população precisa manter todas as medidas de prevenção, com uso de máscara de proteção, higienização das mãos e distanciamento social”, disse.

BOLETIM

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), até o momento, 575 moradores de Ilhéus perderam a vida para a covi-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 7 pacientes do município estão internados em leitos de terapia intensiva.

Desde o início da pandemia, conforme a Sesau, 19.655 moradores de Ilhéus tiveram contato comprovado com o vírus e se recuperaram da infecção. Atualmente, o município tem 25 casos ativos da doença.

VACINÔMETRO

O Painel de Acompanhamento da Cobertura Vacinal da Bahia informa que 113.078 moradores de Ilhéus receberam a primeira dose de vacina contra a covid-19, dos quais 60.396 completaram o ciclo de imunização com a segunda dose.

Setores do Shopping têm horários alternativos de funcionamento no feriado
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Shopping Jequitibá terá horários especiais de funcionamento neste terça-feira (7), Feriado da Independência. Lojas e quiosques vão ficar abertos das 13 às 21 horas. Já a Praça de Alimentação funcionará das 12h às 21 h.

O hipermercado funcionará das 8h às 21h, a drogaria das 9h30min às 21h, a barbearia das 10h às 21, a lotérica das 12h às 18h, e a clínica de vacinação, das 14h às 20h.

SEMANA BRASIL

Até é o dia 13 de setembro, 47 lojas do Jequitibá participam da Semana Brasil 2021, iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo. O objetivo da campanha é alavancar as vendas e renovar estoques para o Black Friday e Natal.

A promoção promete descontos especiais aos consumidores. A relação de lojas participantes pode ser conferida no site www.shoppingjequitiba.com.br

Abrigo São Vicente de Paulo pede doações de leite, açúcar e café
Tempo de leitura: < 1 minuto

O abrigo São Vicente de Paulo, em Ilhéus, lançou campanha de arrecadação doações de café, leite líquido integral e açúcar para os 75 idosos que vivem na instituição. Os donativos podem ser entregues na sede do abrigo, na Rua Café Filho, nº 736, no Alto da Conquista.

De acordo com a administração do abrigo, por dia, são consumidos 18 litros de leite, 6 pacotes de café e 6 kg de açúcar, o correspondente a um consumo mensal de 540 litros de leite, 180 pacotes de café e 180 kg de açúcar.

Também é possível colaborar com o abrigo com doações em dinheiro, por meio do PIX (CNPJ: 14.173.181.0001-62).

“Todos sabem do caráter filantrópico da nossa instituição. Por isso, contamos com a solidariedade dos ilheenses que puderem nos ajudar a prover a segurança alimentar e nutricional dos nossos 75 idosos. Que Deus os abençoe”, declarou o presidente do abrigo, Padre Valdir José Gonçalves.

Líder petista vai falar ao país em transmissão ao vivo nas redes sociais, às 19 horas
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai fazer um pronunciamento ao país, com transmissão ao vivo nas suas redes sociais, às 19 horas desta segunda-feira (6), véspera do Feriado da Independência.

O anúncio não dá maiores informações sobre o tema do discurso, mas destaca que será a respeito do 7 de Setembro.

A data foi escolhida para as manifestações de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso. O feriado também terá protestos contra Jair Bolsonaro, além do tradicional Grito dos Excluídos.

Ana Vitória faleceu na última sexta-feira, em Queimadas || Foto Reprodução/TV Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A pequena Ana Vitória Oliveira Mercês, de apenas 6 anos, não resistiu à Covid-19 e faleceu na última sexta-feira (3), no município de Queimadas, no norte da Bahia. Após a morte da criança, a Prefeitura de Queimadas suspendeu as aulas presenciais em todas as escolas públicas, por tempo indeterminado, e restabeleceu outras restrições, a exemplo da proibição de festas e qualquer tipo de evento.

No distrito de Espanta Gado, onde a menina morava, bares, lanchonetes, pizzarias e restaurantes estão proibidos de funcionar, sem prazo de retorno. A Prefeitura também proibiu a prática de esportes coletivos e a feira livre da comunidade, que é armada sempre às segundas.

As novas medidas entraram em vigor nesta segunda-feira (6). A morte de Ana Vitória, primeira criança vitimada pela Covid-19 em Queimadas, causou forte comoção popular. Da Redação com informações da TV Bahia.

Prefeito de Itajuípe comanda o programa Política em Campo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Política em Campo, programa comandado pelo prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral (PSD), estreia às 19 horas desta segunda-feira (6), com transmissão ao vivo no canal do IPolítica Bahia no Youtube. Com foco nos comentários sobre as principais competições de futebol do país e do estado, o programa vai receber convidados das cenas política e esportiva.

Ex-jogador profissional de futebol e presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc), Marcone Amaral conversará hoje com o prefeito de Buerarema, Vinicius Ibrann (DEM), e o ex-jogador Val Baiano, que atuou em diversos clubes do Brasil, a exemplo de Flamengo e Santos.

Nery Santana, primeiro suplente de vereador do PSL em Ilhéus || Foto Facebook/Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

O primeiro suplente de vereador do PSL, Néry Santana, está convencido de que é dono da vaga aberta pela cassação do vereador Luca Lima, do PSDB. Por isso, decidiu recorrer ao Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) contra ordem da Vara da Fazenda Pública de Ilhéus, que, neste domingo (5), decidiu que a cadeira deve ser ocupada por Marisvaldo dos Anjos, conhecido como Baiano do Amendoim, primeiro suplente do PSDB (veja aqui).

Nery se pronunciou ainda no domingo, por meio da assessoria jurídica, que anunciou a proposição do recurso em mensagem publicada no Facebook. Apesar da decisão liminar do juiz de Direito Alex Venícius Campos Miranda, titular da Vara da Fazenda Pública de Ilhéus, o texto afirma que não há dúvidas de que a vaga é, na verdade, do primeiro suplente do PSL.

Na última sexta-feira (3), a Presidência da Câmara de Vereadores de Ilhéus convocou Nery a assumir a vaga na sessão desta quarta-feira (8).  Após a decisão judicial deste domingo, a convocação terá de ser anulada, caso o recurso feito ao TJ-BA não resulte em nova ordem da Justiça.

Rapha Falcão está no time de especialistas da Semana Sebrae no sul da Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A 6ª Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, de 4 a 8 de outubro, no sul da Bahia, terá conteúdos exclusivos voltadas ao crescimento em vendas dos pequenos negócios utilizando as mídias digitais. Neste ano, segundo a entidade, o evento terá como tema “Nunca foi sorte, sempre foi determinação” e terá eventos nas cidades de Itabuna, Ilhéus, Ubaitaba, Camacan, Canavieiras e Una.

A Semana Sebrae, gratuita e exclusiva para micro e pequenas empresas da região, promete mostrar as melhores estratégias de marketing digital, com estudos de caso, e como utilizar as campanhas de anúncio para quem busca inovação nos negócios.

Durante a Semana, haverá o circuito de workshop Retomada Digital – Turbine suas Vendas na Internet, com a presença do expert no assunto, Rapha Falcão, que trabalha com marketing desde 2008, atuando em diversas estratégias na área. Ele é o criador do perfil Dicas Digitais (@dicasdigitais), um dos maiores perfis de Marketing do Brasil.

AGRONEGÓCIO E TURISMO

Outros temas abordados serão Agronegócio X Turismo: Um campo de oportunidades, com apresentação do diagnóstico sobre a demanda do trade turístico regional por produtos da Agricultura Familiar; Produção associada ao turismo; uma grande oportunidade para o futuro da cidade, com palestras de Luciana Balbino, Aldir Parisi e Miriam Rocha.

No dia 4 de outubro, haverá workshop acontece em Ubaitaba, às 9h, e em Itabuna, às 19h. Já no dia 5, quem recebe o workshop são as cidades de Camacan, às 9h, e Ilhéus, às 19h. Nos dias 6 e 7, os empresários de Canavieiras e Una podem participar do treinamento a partir das 9h.

Fechando a Semana Sebrae, no dia 8 de outubro ocorre a Sexta da Oportunidade em Ilhéus e Itabuna, a partir das 13h. Os micros e pequenos empresários já podem garantir vaga por meio de inscrição online.

carteira de trabalho
Tempo de leitura: < 1 minuto

Cerca de 100 mil empregadores que aderiram à suspensão do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre maio e agosto, terão de quitar a primeira parcela dos pagamentos adiados até hoje (6). Os recolhimentos suspensos serão parcelados até dezembro de 2021.

Implementada pela Medida Provisória 1.046/21, a suspensão por quatro meses do pagamento das contribuições ao FGTS foi tomada para ajudar empresas afetadas pela segunda onda da pandemia de covid-19. Segundo a Caixa Econômica Federal, a medida contribuiu para a preservação de 7 milhões de empregos.

A consulta aos valores devidos e a emissão das guias de pagamento podem ser feitas na plataforma www.conectividadesocial.caixa.gov.br. De acordo com o banco, R$ 5,9 bilhões deixaram de ser recolhidos ao FGTS nos últimos quatro meses.

O empregador que não estiver em dia com o FGTS não poderá emitir o Certificado de Regularidade do FGTS – CRF. Nos casos em que o recolhimento ocorrer após a data de vencimento, haverá a incidência de encargos. A Caixa recomenda aos empregadores que acessem o endereço eletrônico do banco, de forma antecipada, para obterem todas as informações necessárias.