Contrapartida da Fasa injetou R$ 3,4 milhões na saúde de Itabuna, estima Lívia Mendes
Tempo de leitura: 2 minutos

O Café com Pimenta desta quarta-feira (8) recebeu a secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes Aguiar, para uma conversa sobre a gestão da pasta. Um dos assuntos abordados foi o esforço da Prefeitura para resgatar recursos ligados ao Programa Mais Médicos, que passou a ser chamado de Médicos Pelo Brasil em 2019.

O principal objetivo do programa é levar médicos para cidades interioranas, pois a maioria desses profissionais atua em grandes centros urbanos. A interiorização das faculdades de Medicina também é estimulada. A chegada da Faculdade Santo Agostinho (Fasa) a Itabuna, em 2018, se deu nesse contexto, já que o município grapiúna é um dos principais polos de educação do interior da Bahia.

Segundo a secretária Lívia Mendes, o vínculo das faculdades de Medicina com o programa do governo federal prevê contrapartida para os municípios onde elas se instalam. No caso de Itabuna, a Secretaria Municipal de Saúde não conseguiu obter os recursos dessa contrapartida até 2021, porque o município não tinha o Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (Coaps), instrumento interfederativo de regulamentação do setor.

No início deste ano, a Prefeitura encaminhou a criação do Coaps, o que permitiu a assinatura do convênio com a Fasa, explica Lívia. “Demos muita sorte, porque a gente conseguiu resgatar uma coisa que estava parada desde 2018”.

A secretária estima que os recursos do convênio equivalem a cerca de R$ 3,4 milhões. Esse valor abarca todas as formas de contrapartida oferecidas pela Fasa, a exemplo da reforma de 12 unidades de saúde, o centro cirúrgico da nova Policlínica Municipal, insumos e diversos equipamentos, inclusive para a reativação do serviço odontológico nos postos. O convênio também beneficiou 40 servidores da Secretaria Municipal de Saúde, que receberam bolsas de pós-graduação.

Na entrevista, a secretária também falou sobre o impacto sanitário da pandemia de covid-19 em Itabuna e o estágio atual da campanha de vacinação. Assista.

O Café com Pimenta é resultado de parceria do ÍPolítica Bahia com o Blog do Thame e o PIMENTA.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *