Empresário Ailton Messias faleceu nesta segunda (13), no Calixto Midlej Filho, em Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

O ex-provedor da Santa Casa de Itabuna e empresário Ailton de Melo Messias, de 85 anos, faleceu na manhã desta segunda-feira (13), vítima de problemas cardíacos, após 18 dias internado no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna. Ailton era dono de uma das maiores redes de supermercados do Nordeste brasileiro, a Rede Messias, com unidades em vários municípios do sul da Bahia e um dos maiores geradores de ICMS do setor supermercadista do país na época.

Nos anos 1980, a Rede Messias inaugurou várias lojas na região e possuía uma central de distribuição em Itabuna, município-sede, onde hoje funciona o campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

A rede inaugurava anos depois o conceito de hipermercado no sul da Bahia, ao qual se integravam várias lojas de setores como vestuário, formando o Shopping Center Itabuna, que, após a falência da Rede Messias, foi a leilão. Hoje, no local, funcionam o Hiper Itão e a Magazine Luiza. Ailton Messias foi provedor da Santa Casa de Itabuna no período de 1988 e 1991.

O corpo de Ailton Messias está sendo velado no SAF, na Juca Leão, em frente ao Grapiúna Tênis Clube. O enterro está marcado para as 17h desta segunda-feira, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna.

PESAR

Várias entidades emitiram nota lamentando a perda do empresário e figura das mais notáveis da benemerência do sul da Bahia. O provedor da Santa Casa, Francisco Valdece, se pronunciou por meio de nota. “Ao longo dessas três décadas foi peça determinante para que a Misericórdia pudesse atingir a excelência no atendimento em saúde prestada diariamente à população do Sul da Bahia. Um vencedor cujo paradigma servirá para esta e muitas outras gerações de Itabunenses”.

A Associação Comercial de Itabuna (ACI), da qual Ailton Messias foi presidente, manifestou profundo pesar pela morte do empresário e ex-dirigente. “Neste momento de grande tristeza, rogamos a Deus que conforte os familiares e amigos pela perda irreparável”.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, emitiu nota em que relembra o tino empresarial de Ailton Messias e o impacto da empresa para a economia regional. “Neste momento de dor, externo minhas condolências aos familiares do Sr. Ailton de Melo Messias, com pedidos a Deus para que a todos conforte”.

9 respostas

  1. O senhor Ailton Messias foi um empresário, que proporcionou oportunidade de desenvolvimento e crescimento para muitos de seus colaboradores!
    sou testemunha ocular da história, na qualidade de funcionário da rede Messias!
    “em um copo cabe muitas gotas e uma a mais transborda” foi uma das frases que ouvi de seu Ailton, quanto nos proporciona ensinamentos.
    Vá em paz seu Ailton, que Deus lhe proporcione o descanso e a luz eterna; obrigado por tudo que proporcionou a minha família.

  2. luizrodripb@gmail.com Fui funcionário da Rede Messias por três anos e contemplei diversos benefícios por fazer parte do quadro de funcionários dela. Seu Ailton sempre preocupado com a empresa e empregados,beneficiava de diversas formas.Sou testemunha. Tinha dois ônibus para conduzir os funcionários da matriz e depósito que saia às 18:10 porém alguém chegava mais tarde de alguma entrega,recebia dois vales transporte para ir. Saia funcionários ou parentes dele e nunca ofereceu carona .Mas ele oferecia sempre. Mesmo cumprindo o seu dever. O pagamento saia no dia 25 de cada mês e dia 10 o vale compra pra quem queria. Parabéns pra esse cidadão. Fez valer sua passagem

  3. Ailton inaugurou na Paulino Vieira o primeiro supermercado do interior do nordeste.
    Homem visionário, percebeu o alcance do auto atendimento, ainda na década de 1960.
    Deixa um grandioso rastro de saudades.

  4. Fiquei interessado no H. C. M. F. Em 1990, quando Ainton Messias era provedor e fui muito bem tratado. A ele devo muitos favores, meus sinceros pesares.

  5. Meu nome é Edilson Reis trabalhei no hipermessias por 3 anos e foi meu primeiro emprego. Seu Ailton sempre cordial com os funcionários, atencioso e sempre honesto em suas ações. Que Deus o receba no lar celestial e conforte todos da família.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *