Bandido assalta loja em plena luz do dia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia de Itabuna tenta prender dois homens que assaltaram uma açaiteria, na manhã desta segunda-feira (20), na praça principal do bairro Santo Antônio. Um dos bandidos  invadiu a loja de açaí e levou pertences de dois jovens e de uma funcionária do estabelecimento comercial. A ação do marginal foi flagrada por câmeras de segurança. Em uma das imagens, o assaltante aparece caminhando pela calçada.

O bandido entra no estabelecimento, que estava parcialmente fechado. O marginal dirige-se em direção às três pessoas que estavam sentadas à uma mesa e simula estar armado. Em poucos minutos rouba os celulares da funcionária e do jovem. Em seguida, mexe na bolsa dos jovens, que estavam com um bebê.

O bandido ainda tenta encontrar dinheiro no caixa da açaiteria, mas desiste depois de uma busca rápida. Ele estava usando capacete, máscara vermelha e deixa o local na maior tranquilidade. Em seguida, sai na companhia de um comparsa.  Acesse o outro vídeo aqui.

 

Polícia prende 348 acusados de violência contra a mulher
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma operação da Polícia Civil contra agressores de mulheres resultou na prisão de 348 pessoas na Bahia. Deflagrada há cerca de um mês, a Operação Maria da Penha foi concluída nesta segunda-feira (20). Os detidos em vários municípios baianos são acusados de feminicídio, lesão corporal, ameaça, estupro e descumprimento de medida protetiva de urgência.

De acordo com o assessor executivo da Assessoria Executiva de Operações de Polícia Judiciária (AEXPJ), delegado Jorge Figueiredo, um adolescente foi apreendido, 51 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão foram cumpridos.

Segundo Figueiredo, a Policia Civil da Bahia, aliada ao projeto do Ministério da Justiça, em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha, realizou ações de combate à violência doméstica em todo o território baiano, visando à proteção das mulheres.

A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Na Bahia, a ação conta com equipes dos Departamentos de Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin), de Inteligência Policial (DIP), da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter) e da Assessoria Executiva de Operações de Polícia Judiciária.

Agente de combate ao mosquito Aedes aegypti
Tempo de leitura: < 1 minuto

O último Levantamento Rápido de Índice de Infestação Predial para o Aedes aegypti (LIRAa) mostra que houve redução de 6,8% para 5,1% no índice de infestação predial do mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika em Itabuna. O percentual aceitável pela Organização Mundial da Saúde é de 1%.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, desde abril deste ano, quando foi concluído o primeiro LIRAa, com 8,8% de infestação, o índice vem caindo, tendo registro para 6,8% em junho no segundo levantamento. Itabuna registrou, entre janeiro e março deste ano, 100 casos de dengue.

O Departamento de Vigilância em Saúde de Itabuna apela para que as famílias não facilitem com o mosquito transmissor da dengue. “Todos podem colaborar com o trabalho dos agentes, evitando reservatórios de água descobertos, ou água parada em qualquer vasilhame por menor que seja. Podemos trabalhar juntos para zerar o índice de infestação do mosquito em Itabuna”, afirma o supervisor dos agentes de endemias de Itabuna, Clodoaldo Oliveira.

ACM, João Xavier e Geraldo na crônica de Walmir Rosário
Tempo de leitura: 3 minutos

No planejamento dos visitantes, a audiência também seria uma espécie de aval para a liberação de recursos federais para Itabuna, haja vista a influência de ACM junto aos sucessivos governos federais.

 

Walmir Rosário

O ano é 1993. Os personagens, João Xavier, Geraldo Simões e o todo-poderoso governador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães (ACM). O palco era o prédio da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, onde os prefeitos e vereadores eram recebidos e apresentavam as reivindicações para suas cidades. Conforme o interesse, eram encaminhados com os famosos memorandos, ou recebiam o clássico “não”.

Eleito no embalo do impeachment do presidente Fernando Collor de Mello e na briga travada pelos candidatos a prefeito de Itabuna José Oduque Teixeira e Ubaldo Dantas, a “zebra” Geraldo Simões resolveu ir ao governador da Bahia para reivindicar obras para Itabuna. E junto levou seu vice-prefeito João Xavier, então no Partido Socialista Brasileiro (PSB), tido como um político conciliador.

Essa atitude, pensada e repensada pelos marqueteiros da Prefeitura, daria ao então prefeito Geraldo Simões o status de estadista, ao procurar o governador – seu mais terrível adversário político – de forma institucional. Audiência marcada, chegam à governadoria o prefeito Geraldo Simões e o vice João Xavier, ainda desconfiados do que poderia acontecer, a depender do humor de ACM.

Conforme o protocolo, o encontro iniciou um pouco tenso, mas, com a devida troca de amabilidades, eis que chegam ao assunto que interessava e pelo qual solicitaram a audiência: a apresentação da lista de reivindicações para Itabuna. Não era pequena, pois Geraldo Simões pretendia mostrar serviço aos eleitores, com grandes projetos a serem realizados em toda a cidade.

O encontro com ACM, na visão de Geraldo Simões e João Xavier, valeria pelos recursos que poderiam ser investidos em obras e serviços pelo Governo do Estado, sobretudo na área de infraestrutura e serviços. Para quebrar o gelo inicial, ressaltam os laços de amizade que une ACM a Itabuna, terra em que nasceu sua esposa (dona Arlete), descendente de importante família.

No planejamento dos visitantes, a audiência também seria uma espécie de aval para a liberação de recursos federais para Itabuna, haja vista a influência de ACM junto aos sucessivos governos federais. Espertos, dariam, ao mesmo tempo, uma batida no cravo e outra na ferradura. O terreno já estava preparado com os grandes contratos celebrados entre o governo petista e o jornal Correio da Bahia, sem o conhecimento de ACM.

Conforme iam anunciando cada uma das reivindicações, faziam um detalhamento do projeto e explicavam a importância para o crescimento de Itabuna, que estaria pronta para retomar o seu desenvolvimento. Analisando as demandas, o governador tecia considerações, descartava algumas por falta de recursos, outras dizia ser competência da União e, as que aprovava, escrevia um memorando destinado aos secretários cabíveis.

Com as conversas em bom tom, Geraldo e Xavier pedem a ACM a união de forças democráticas em benefício de Itabuna, que pela primeira vez teria um governo participativo, em que as obras e serviços seriam escolhidos após ouvir a sociedade. Nesse momento pedem o apoio do governador para carrear os recursos do governo federal, no tocante às obras já mencionadas e outras futuras.

Após analisar os pedidos, ACM perguntou quais as prioridades e foi dizendo o que poderia fazer de pronto e quais encontraria dificuldades, por falta de recursos estaduais ou federais para tanto. Foi aí que o vice-prefeito João Xavier começou a nomear como urgente e urgentíssima a conclusão da construção do estádio Luiz Viana Filho, até hoje incompleto e que continuaria prejudicando o esporte itabunense.

Para completar, João Xavier falou das dificuldades por que passava o Itabuna Esporte Clube, que já alcançou o vice-campeonato baiano de profissionais e o campeonato baiano de juvenis, e que agora estaria com muitas dificuldades. Para tanto, precisaria de mais apoio ao time e o complemento do estádio Luiz Viana Filho (Luizão), também conhecido como o Gigante do Itabunão.

Foi aí que ACM não se conteve e disse, em tom de gozação:

– Ô Xavier, se nem time você tem, pra que essa urgência na construção do estádio. Vamos deixar isso de lado e construir outras coisas… – ponderou o governador.

Após o susto, ACM brincou com os dois e não se falou mais no “Luizão”.

Walmir Rosário é jornalista, radialista e advogado.

Emasa destaca trabalho das equipes de reparo especializadas
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Itabuna  (Emasa) tem a meta de recuperar em até 72h o piso das vias que passam por manutenção nas redes de água e esgoto.

Segundo o coordenador de Recuperação de Vias Elânio de Oliveira, o trabalho envolve também as gerências de Saneamento e de Distribuição de Água, que mantêm as equipes de reparo informadas sobre o cronograma das intervenções. “Com essas informações, fazemos a programação para que, no máximo, em 72 horas o piso avariado seja recuperado”, disse.

A empresa tem equipes especializadas para atuar no reparo de cada tipo de piso, o que aumenta a eficiência do serviço, explica Elânio. “Conseguimos realizar a recuperação da via em um curto tempo, causando o mínimo de transtornos à população”.

Na última semana, a operação tapa-buracos ocorreu nos bairros São Caetano, Fátima, Parque Boa Vista, Jardim Italamar, Antique, Pontalzinho e Centro.

O secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos Carlos Martins || Foto Mateus Pereira
Tempo de leitura: < 1 minuto

O fim do Auxílio Emergencial e o crescimento da fila de pessoas que poderiam receber o Bolsa Família, mas não estão recebendo o benefício, tendem a aumentar a crise social vivida pelo Brasil, especialmente nos estados nordestinos. A avaliação é do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, Carlos Martins.

Na Bahia, 215 mil famílias, quase 1 milhão de pessoas, seguem desprotegidas pelos programas sociais do Governo Federal. Em fevereiro, o estado tinha 180 mil famílias com perfil sem acesso ao programa. Os dados são do Consórcio Nordeste.

No Brasil, segundo dados do Consórcio Nordeste de julho deste ano, 2.271 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social estão fora do programa. O número é maior do que o registrado em março deste ano, que foi de 1,880 milhão de famílias.

Para Carlos Martins, a demora do acesso dessas famílias ao programa se deve à falta de sensibilidade e de competência do Governo Federal.

Arthur Santos tinha 15 anos || Foto Reprodução/TV Santa Cruz
Tempo de leitura: < 1 minuto

José Arthur Leal Santos, de 15 anos, faleceu nesse domingo (19), por volta das 18h30min, após a moto que ele conduzia atropelar um cavalo na BA-650, no trecho entre Ibirataia e Ipiaú, no sul da Bahia.

Conforme a Polícia Civil, o garoto morreu no local do acidente. Até o momento, o responsável pelo cavalo não foi identificado.

Lacen identifica variante do coronavírus por meio de sequenciamento genético || Foto Paula Fontes
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou, por meio de sequenciamento genético, mais dez amostras da variante Delta da Covid-19 no estado. Estes novos casos foram identificados em pacientes de Senhor do Bonfim (2), Sapeaçu, Conceição do Almeida, Salvador (2), Vereda, Medeiros Neto (2) e Vitória da Conquista. Um dos casos evoluiu para óbito. A idade dos pacientes varia de 1 a 45 anos. São três homens e sete mulheres.

Com estes novos registros, a Bahia tem ao todo 14 casos confirmados da variante, com dois óbitos. Os quatro primeiros foram identificados em residentes de Feira de Santana, Vereda e Prado, além de um tripulante de um navio ancorado em Salvador. Apesar da detecção desses novos casos da Delta, a variante Gamma (antiga P.1, originária em Manaus) ainda é responsável por quase 80% das infecções no estado.

A secretária da Saúde da Bahia em exercício, Tereza Paim, alerta que a principal medida para conter o avanço da Covid-19 e, por consequência, a variante Delta, é o avanço da vacinação. “É importante que as pessoas busquem as unidades de saúde para tomarem o imunizante contra a doença, incluindo também a dose de reforço. O esquema completo de vacinação dá uma maior garantia de defesa contra a Covid-19”, ressalta.

Confira horários e postos de vacinação em Itacaré
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itacaré iniciou a vacinação de adolescentes de 15 anos ou mais contra covid-19. Na sede do município, o atendimento ocorre no Colégio Municipal Maria Benjamina, das 8h às 12h e das 13h30min às 16h. No distrito de Taboquinhas, a vacinação é feita no posto de saúde Maria de Lourdes, das 8h às 14h.

Às segundas-feiras, em Taboquinhas, a vacinação também acontece nos postos Lia Nascimento e Jairo Carneiro e, às sextas-feiras, no posto de saúde de Água Fria.

Adultos que não tomaram a vacina ainda podem se dirigir aos locais citados para recebê-la.

Além disso, o município convocou os idosos acima de 70 anos vacinados há 6 meses para a aplicação da 3ª dose do imunizante. A convocação também vale para pessoas com o sistema imunológico debilitado, que devem receber a 3ª dose da vacina 28 dias após a 2ª.

Preço médio das carnes subiu 31% em 12 meses
Tempo de leitura: < 1 minuto

Pesquisa do Datafolha sobre o perfil do consumo alimentar do país, feita de 13 a 15 de setembro, indica que, na comparação com o início de 2021, 67% dos brasileiros reduziram a compra de carne vermelha.

No mesmo período, conforme o levantamento, houve redução de 46% no consumo de leite e derivados. Já a compra de pães caiu 41%. Arroz, feijão e macarrão estão sendo menos consumidos por 34%, 36% e 38% da população, respectivamente.

INFLAÇÃO

No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação ao consumidor está próxima de 10%. A inflação específica dos alimentos chega a 17%, com alta significativa de diversos produtos, a exemplo de arroz (33%), carnes (31%), ovos (14%) e leites e derivados (12%).

Augusto prepara pacote de obras estimado em R$ 23 milhões || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Itabuna prepara pacote de obras com recursos próprios, afirmou o prefeito Augusto Castro (PSD) ao PIMENTA, no início da tarde desta segunda-feira (20).

Segundo ele, as ordens de serviço contemplam pavimentação de ruas e avenidas do Centro e de bairros e a recuperação de praças e equipamentos esportivos e de lazer, além da reforma e modernização de prédios públicos, dentre eles o Restaurante Popular, num total de R$ 23 milhões.

– Vamos anunciar grande pacote de obras com recursos próprios – disse ele, por telefone, prevendo a assinatura de todas as ordens de serviço até o final de outubro.

A demora para o início das obras, segundo Augusto, será apenas a do tempo exigido para conclusão dos trâmites burocráticos – processo licitatório para contratação de empresas e assinatura das ordens de serviço.

Do total previsto, serão R$ 11 milhões para pavimentação, R$ 7 milhões para praças e equipamentos de lazer e R$ 5 milhões destinados à modernização de prédios públicos.

EMPREGOS

O prefeito espera gerar, pelo menos, 300 empregos com a criação de frentes para a execução das obras tocadas com recursos próprios, principalmente na área de pavimentação e modernização e recuperação das praças públicas.

Ele também falou da entrega da reurbanização da Avenida Manoel Chaves (Kennedy), que contará com iluminação das mais modernas do país e ganha atenção também para o prolongamento até o Pedro Jerônimo. “Terá sistema [de iluminação] semelhante ao de grandes centros, estrutura bacana”, assegurou. Essa obra não faz parte do pacote. Já está sendo tocada pelo município em parceria com o Governo do Estado, via Conder.

ATRAÇÃO DE EMPRESAS

Augusto também falou da preocupação do governo em criar um ambiente de atração de investimentos privados para o município. “Temos o Atakarejo em obras, além de mantermos tratativas para mais duas empresas”, afirmou, porém mantendo sigilo quanto aos nomes. “Pediram reservas”, explicou.

Vacina contra covid-19 passou em testes feitos com crianças de 5 a 11 anos
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Pfizer e a BioNTech disseram hoje (20) que sua vacina contra covid-19 induz resposta imune robusta em crianças de 5 a 11 anos de idade. Os laboratórios vão pedir que a vacina seja aplicada no público dessa faixa etária às autoridades dos Estados Unidos (EUA), da Europa e de outros locais.

As empresas dizem que a vacina gerou resposta imune nas crianças de 5 a 11 anos em seu ensaio clínico de fases 2 e 3, e os resultados se equivalem ao que observaram anteriormente nas pessoas de 16 a 25 anos.

Além disso, o perfil de segurança do imunizante também foi, em geral, comparável ao da faixa etária mais elevada, dizem as fabricantes.

Inscrições ocorrerão na sexta-feira (24), no campo de futebol de Taipu de Dentro
Tempo de leitura: < 1 minuto

O projeto De Peito Aberto abriu inscrições para aulas gratuitas de futebol em Taipu de Dentro, povoado do município de Maraú, no baixo sul da Bahia. A iniciativa é voltada para estudantes de Taipu e comunidades vizinhas, na região de Barra Grande.

As inscrições ocorrerão na próxima sexta-feira (24), das 9h às 17h, no campo de futebol de Taipu de Dentro. No ato, será necessário apresentar atestado de matrícula escolar, RG do estudante e do adulto responsável e comprovante de residência.

De Peito Aberto tem patrocínio da Elo, por meio meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e recebe apoio da Prefeitura de Maraú e do grupo Amigos da Península de Maraú (Apema).

Por meio da Secsurb, Prefeitura divulga nota sobre coleta de lixo
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus pediu que a população reduza a frequência em que coloca os resíduos domésticos nas portas das casas, como forma de diminuir o impacto da falta de coleta regular de lixo no município.

O pedido foi feito em nota da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb) divulgada nesta segunda-feira (20), quando a cidade entrou na segunda semana sem coleta regular de resíduos sólidos.

Imagem da nota publicada no site da Prefeitura

Conforme o texto, ainda não é possível informar de maneira precisa quando a nova licitação do serviço será concluída, mas há a expectativa de que isso ocorra em mais ou menos uma semana.

Até que o novo contrato seja firmado, a coleta é feita por trabalhadores da Secsurb. “Nos desculpamos pelos transtornos momentâneos e agradecemos a cooperação da nossa população”, diz o trecho final da nota.

A Represa Iguape, em Ilhéus || Foto José Nazal
Tempo de leitura: 3 minutos

Em outro recado ao Brasil, Macron ressaltou a determinação da França em eliminar o desmatamento importado, aquele gerado pela aquisição de produtos que causam desmatamento ou degradação ambiental no país de origem.

Emerson Oliveira

Após ser adiado por causa da pandemia, o Congresso Mundial da Natureza, importante evento promovido a cada quatro anos pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), foi realizado em Marselha, na França, entre os dias 3 e 10 de setembro. Como de costume, o evento indicou tendências e prioridades para os próximos anos para a conservação da biodiversidade no planeta e colocou o Brasil no centro dos debates.

Em discurso na abertura do evento, o presidente francês Emmanuel Macron demonstrou como os olhos da comunidade internacional estão voltados ao Brasil e, de um modo especial, para a Amazônia. O líder do país anfitrião enfatizou a necessidade urgente de interromper a acentuada destruição da floresta amazônica, entre outras prioridades.

Em outro recado ao Brasil, Macron ressaltou a determinação da França em eliminar o desmatamento importado, aquele gerado pela aquisição de produtos que causam desmatamento ou degradação ambiental no país de origem. O presidente francês afirmou ainda que a França é contra o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, que entre outros pontos pretende facilitar as exportações entre os dois continentes.

Fato negativo digno de nota foi a ausência de representantes do Ministério do Meio Ambiente do Brasil. Na verdade, a única autoridade brasileira presente foi o embaixador do Brasil na França, Luís Fernando Serra. Entre os participantes ilustres, destaques para o ator norte-americano Harrison Ford e o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

Apesar dos fatores preocupantes que envolvem a política ambiental brasileira, o Congresso também trouxe esperança para todos que estão comprometidos com a conservação da natureza em nosso país. Durante a Assembleia Geral que elegeu a nova presidente e os membros da diretoria da UICN para os próximos quatro anos, o Comitê Brasileiro (CBR), formado por diversas organizações com destacada atuação pela causa ambiental, entregou aos candidatos ao pleito uma carta intitulada “O Brasil Importa!” (Brazil Matters!), visando evidenciar as pautas brasileiras de conservação, especialmente em relação às ameaças à biodiversidade e relativas à situação crítica dos rios e outros corpos hídricos brasileiros.

Leia Mais