Augustão, vereador de Ilhéus || Foto Reprodução/Folha da Praia
Tempo de leitura: 2 minutos

Ilhéus não tem coleta regular de resíduos sólidos há dez dias. A descontinuidade do serviço essencial, após o fim do contrato da CTA Empreendimentos com o município, obrigou a Prefeitura a improvisar. Caminhões e servidores da Secretaria de Serviços Urbanos se desdobram para cobrir extenso território, enquanto o lixo se acumula em bairros e distritos.

Para o vereador Augusto Cardoso, Augustão (PT), entrevistado desta quarta-feira (22) do Café com Pimenta, a situação é preocupante e não há informação assertiva do governo municipal sobre quando o problema será resolvido.

Monte de lixo e entulho ao lado da BA-001 e da praia do Me Ache, em Ilhéus || Foto Pimenta

A Prefeitura, segundo o vereador, não pode alegar que foi surpreendida pelo fim do contrato da terceirizada. Para ele, a gestão teria evitado a crise se tivesse feito nova licitação com antecedência. “Não é deixar vencer o contrato e o contratado ir embora, para você ficar procurando uma outra empresa, tentando fazer licitação. Ainda mais quando é um governo que não tem muita credibilidade. A cidade não tem mais confiança no gestor. Aí você fica a se perguntar: ‘Quando será resolvida essa situação da coleta?’ Não há uma luz no fim do túnel”, disparou.

A Prefeitura de Ilhéus estimou, na última segunda-feira (20), que terá nova empresa contratada para o serviço em mais ou menos uma semana (veja aqui).

PAU DE ARARA, MONTARIA E TRAVESSIA A NADO

Carlos Augusto Cardoso da Silva, 65, preside a Comissão de Transportes, Trânsito e Mobilidade da Câmara de Vereadores de Ilhéus. Coube a ele organizar, dentro do Legislativo, o debate sobre outra crise do município, a do transporte público.

Segundo Augustão, devido à redução das linhas de ônibus, a população rural de Ilhéus voltou a viajar em pau de arara e cavalos para chegar à sede do município. Moradores de Castelo Novo relataram ao vereador que, à noite, para encurtar o caminho de volta ao distrito, caminham na mata escura e atravessam rio a nado.

O Café com Pimenta é uma produção do Grupo IPolítica com o Blog do Thame e o PIMENTA. Confira a edição desta quarta-feira (22), que também recebeu a professora Nina Rosa Germano, secretária de Organização do PT de Itabuna.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *