Campo de produção de energia eólica na Bahia || João Wendel/Enegie
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia lidera o ranking dos 05 principais estados na geração acumulada de energia solar e eólica, entre janeiro e agosto de 2021. Juntas, as fontes renováveis deverão atrair cerca de R$ 37 bilhões em investimentos para municípios baianos nos próximos anos. Outros R$ 25,7 bilhões já foram investidos no estado para criação de parques eólicos e solares.

Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e constam no Informe Executivo de Energia Eólica e Solar de outubro, divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) nesta segunda-feira (18). Comparado a agosto de 2020, houve um aumento de 14% na geração de energia eólica.

EMPREGOS

A geração de empregos também é favorável quando se fala no segmento das energias renováveis da Bahia. O Informe Executivo Solar destaca a criação de 13 mil postos de trabalho diretos na fase de construção dos parques que já operam. A previsão é de que sejam criados mais de 64 mil empregos diretos nos novos empreendimentos do setor. No caso da energia eólica, a geração foi mais de 148 mil empregos em toda a cadeia produtiva.

Nesta segunda-feira (18), em Berlim, capital da Alemanha, o governador Rui Costa (PT) se reuniu com executivos da Siemens Energy, empresa líder em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e soluções para projetos voltados à geração e transmissão de energia limpa. O governador conheceu a tecnologia da empresa para a produção e aplicação de hidrogênio verde, considerado o combustível do futuro e que pode vir a ser produzido na Bahia.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *