Rafael Andrade, idealizador do Mutirão do Diabetes, iniciativa que se tornou referência mundial
Tempo de leitura: 2 minutos

Na noite desta quarta-feira (3) foi apresentado o projeto do Mutirão do Diabetes de Itabuna 2021, que, pela segunda vez, será em formato híbrido devido à pandemia. Há 17 anos, o Mutirão mobiliza colaboradores, moradores, médicos e instituições na prevenção e controle ao diabetes. Foram 15 edições que aconteceram no formato tradicional, inspirando mais de 25 municípios espalhados pelo Brasil a realizarem o evento.

O médico Rafael Andrade, presidente da ONG Unidos pelo Diabetes e coordenador do Mutirão, destacou que, assim como foi em 2020, o evento só atende mediante agendamento, que já foi realizado em parceria com a Secretaria de Saúde de Itabuna. “É importante porque diminui as filas, melhora os acessos e conseguimos rastrear as complicações com mais agilidade e com a pandemia ficamos restrito com essa ajuda, que tanto a nossa sociedade precisa”, disse o médico.

O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o professor Alessandro Fernandes, que ressaltou a parceria entre a Universidade e a ONG Unidos pelo Diabetes. “A pandemia tem nos causado dores, mas a diabetes também. Então, não podemos negligenciar, o diabetes é uma ameaça à vida das pessoas e precisamos também combatê-lo. A Uesc sente orgulho de ser parceira nessa ação de grande alcance social”, disse o reitor.

Representando as entidades ligadas ao setor comercial e empresarial do município, Mauro Ribeiro, que é presidente da Associação Comercial de Itabuna (ACI) citou o sucesso do formato do mutirão, mesmo diante da pandemia. “É importante essa parceria, onde o comércio ‘se veste de azul’ durante esse mês inteiro, e estamos aqui para fortalecer isso”, pontuou.

Lívia Mendes ressalta parceria do município com os idealizadores do mutirão

A secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes, falou sobre o trabalho que vem sendo feito ao longo desses 17 anos. “Esse apoio da Prefeitura de Itabuna só vem acrescentar, para que a gente possa coordenar melhor as ações, principalmente nesse tempo de pandemia, e ano que vem esperamos realizar um grande evento”, disse Lívia.

Todos os atendimentos do mutirão já foram agendados previamente via Secretaria de Saúde de Itabuna e não haverá atendimento no local. O projeto da ONG Unidos Pelo Diabetes não abre mão de cuidar das pessoas, mesmo em tempos difíceis. A missão é mostrar que é possível prevenir e controlar um problema que atinge tantas pessoas pelo Brasil e pelo mundo

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *