Rui assina ordem de serviço para construção do Costa das Baleias || Foto Mateus Pereira/GovBA
Tempo de leitura: 2 minutos

O governo baiano investirá R$ 200 milhões em obras e equipamentos para construir o Hospital Regional Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, no extremo-sul do Estado. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Rui Costa (PT) nesta sexta-feira (5), no município. A região passará a contar com um novo hospital com atendimento de média e alta complexidade, incluindo tratamento oncológico.

Pelo projeto, o Costa das Baleias deverá contar com 180 leitos, sendo 30 de UTI, e sete salas de cirurgia, com investimento de R$ 200 milhões entre obras e equipamentos.

Rui afirmou, durante a solenidade, que a Bahia é o estado brasileiro que mais investe em saúde pública.

– Nos últimos 16 anos, construímos 16 hospitais estaduais. Tudo isso está sendo feito na Bahia, o décimo sexto entre os 27 estados brasileiros em arrecadação. Mas estamos há seis anos seguidos em segundo lugar entre os estados com maiores investimentos públicos de forma geral, ficando atrás apenas de São Paulo, que arrecada 7 vezes mais que a Bahia.

Hospital atenderá municípios do extremo-sul do Estado || Reprodução

REFERÊNCIA REGIONAL

A secretária da Saúde, Tereza Paim, enfatizou o tamanho e a importância do Hospital da Costa das Baleias. “Este é um hospital de grande porte, com alta tecnologia e de referência macrorregional. São 180 leitos, sendo 30 de UTI, com serviço de hemodinâmica, neurointervenção, intervenção vascular e cardiológica. Isso transforma a assistência da região, faz com que a gente dê equidade de acesso à população”.

Tereza Paim informou que os investimentos na área da saúde na Bahia já passaram dos 30 bilhões de reais. “Nos últimos 16 anos, a saúde foi planejada e executada em médio e longo prazos. São 16 hospitais, além das policlínicas, e ainda teremos mais obras. Isso significa pensar nas pessoas desde a atenção básica até alta complexidade.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *