Homenagens a Nossa Senhora da Conceição, no bairro Conceição, começam nesta segunda-feira
Tempo de leitura: 2 minutos

Com o tema Maria Imaculada, Somos Todos Irmãos, a Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Itabuna, abre nesta segunda-feira (29) o novenário da padroeira do bairro. Nesta primeira noite dedicada às comunidades, o convidado é o Padre Thiago Teixeira, de Jequié, que abordará o subtema Deus se Faz Próximo. Haverá a coroação da Imaculada, a partir das 18h, seguida da Santa Missa.

Os grupos Crescendo com Cristo e Caminhando com Cristo são os responsáveis da primeira noite e as paróquias Santa Rita de Cássia, Senhor do Bonfim, São Pedro e São Judas Tadeu são as convidadas.

Padre Adriano Fernandes lembra que a celebração da Imaculada Conceição, em 8 de dezembro, é uma festa litúrgica da igreja católica, mas até lá há uma longa caminhada. “São nove dias de orações, cânticos, louvores, pregação e missas, além de quermesse, numa festa cristã bonita e participativa”, destaca o padre.

Por isso, ele faz o convite para que as comunidades participem da programação, que tem o subtema Deus se Faz Irmão, na segunda noite. Os responsáveis são as pastorais do Dízimo e do Batismo. A Paroquia São Judas, comerciantes do bairro e devotos de Santo Antônio são os convidados.

A terceira noite (1º de dezembro) é dedicada às crianças. São convidadas as paróquias Santa Inês e Nossa Senhora Aparecida, tendo como responsáveis a Pastoral da Catequese e o Grupo do Santo Ofício, que debaterão o subtema Ser Irmão é se Fazer Próximo.

O novenário da quarta noite tem como responsáveis as pastorais da Comunicação (Pascom) e dos Coroinhas. A Paróquia Nossa Senhora das Vitórias é a convidada. A quinta noite será a da família. A Pastoral Familiar e o Apostolado da Oração convidam as paróquias Santa Maria Madalena e o Santuário Nossa Senhora da Piedade.

Já a Paróquia Santa Maria Goretti foi a convidada pelos grupos Jovens com Maria e Guerreiros da Fé, responsáveis pelo sexto dia, a Noite da Juventude.

“A Fraternidade começa em casa” é subtema da sétima noite das profissões e tem como convidadas as paróquias Nossa S. da Conceição, de Ferradas, e Santo Antônio. A Pastoral da Liturgia, Equipe de Canto e Grupo Santa Dulce assumem a programação. A oitava noite, a Noite das Marias, traz o subtema O amor nos integra e nos reúne.

Finalmente, no último dia dedicado à educação e à Santa Imaculada, a programação começa às 5h, com alvorada festiva, seguida da Celebração Eucarística dos Devotos, às 7h, e o Santo Ofício de Nossa Senhora, as 11h. Ao meio-dia e às 18h, haverá Celebração Eucarística, sendo encerrada com a tradicional procissão nas ruas do bairro.

Padre Adriano comenta a importância das homenagens ao destacar que 8 de dezembro é o dia que invoca a vida e virtude da Virgem, Mãe de Jesus, “sendo uma data de grande significado para a igreja católica, por ser um dos dogmas mais importantes do cristianismo”. Ainda segundo o religioso, a Virgem Maria é venerada como uma santa imaculada e livre de pecados deste o começo do cristianismo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *