Direção da Santa Casa pede ajuda em carta enviada à Prefeitura de Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

O surto de gripe que atinge diversas regiões da Bahia gerou corrida por atendimento no Hospital Manoel Novaes (HMN), em Itabuna, no sul do estado. No mês atual, a média tem sido de 140 atendimentos médicos diários, o que representa aumento de 100% na comparação com novembro.

“Quase 40% dos pacientes que passaram por aqui em dezembro deveriam buscar atendimento no serviço básico de saúde. Por isso, houve uma sobrecarga na nossa urgência e emergência”, explica a médica Fabiane Chávez, diretora técnica do HMN. Das 140 crianças atendidas no último dia 17, por exemplo, apenas seis precisaram de internação.

Segundo a Santa Casa de Itabuna, mantenedora do Manoel Novaes, o hospital itabunense tem recebido até pacientes de Ilhéus, mesmo após a recente inauguração do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio.

HOSPITAL QUER AJUDA DA PREFEITURA PARA LIDAR COM SOBRECARGA

A médica Fabiana Chávez defende a realização de campanha para esclarecer as circunstâncias em que a ida ao hospital é realmente necessária. O diretor administrativo da Santa Casa, Wagner Alves, enviou carta à secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes, solicitando auxílio da Prefeitura para lidar com o problema.

Cada paciente que não preenche os requisitos de urgência e emergência, explica Wagner, atrasa o socorro às crianças que realmente precisam de internação. “É uma situação muito delicada, que precisamos resolver com urgência. Até pacientes que deveriam ser atendidos em outros municípios estão sendo enviados para o Novaes”, afirma o diretor.

Conforme a direção do Hospital Manoel Novaes, além dos casos de gripe, no período de fim de ano, a procura por atendimento também aumenta devido ao recesso dos profissionais da rede básica de saúde dos municípios da região.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *