Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Itacaré e presidente do Consórcio Litoral Sul (CDS-LS), Antônio de Anízio, fez alerta para as consequências das chuvas fortes no sul da Bahia, principalmente nesta noite (24) e na madrugada de Natal (25). A previsão, alerta, “é de chuva e tempestades fortes no decorrer do feriado”.

Em contato com o PIMENTA, o prefeito mostrou imagens das fortes consequências da chuva. Ruas do bairro São Miguel, na região central da cidade, já estavam alagadas com as chuvas desta noite.

A chuva levou a mudança da programação natalina de cada membro do governo. “A nossa ceia está sendo alertando a população em ação tática com todas as equipes do governo e a Defesa Civil municipal. O bairro São Miguel já está passando por alagamentos. A situação é crítica e é preocupante, principalmente em áreas de alagamento e deslizamento de terra”, reforçou Antônio de Anízio.

O prefeito ainda destacou que a Defesa Civil Federal já entrou em contato e todos os esforços serão empenhados em Itacaré e no sul da Bahia.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já choveu 209,9 milímetros neste mês até a última terça (21). É o dezembro que registrou mais chuva em 31 anos, perdendo para 1990 que choveu 241,1mm. Para este mês, informa, a média climatológica é de apenas de 58,1mm.

Polícia Civil desmonta golpe de falso roubo de carga contra seguradora
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias (Decarga) de Feira de Santana recuperou, na quinta-feira (23), em Itabuna, parte de uma carga de cerveja avaliada em mais de R$ 250 mil. O produto foi entregue pelo próprio motorista para uma quadrilha de receptadores.

As investigações foram iniciadas no domingo (19), quando o homem esteve na Delegacia Territorial (DT) de Seabra para registrar ocorrência do roubo da carga. “Na verdade, ele queria aplicar um golpe na seguradora, entregando um boletim com informações falsas”, explicou o titular da Decarga, delegado Gustavo Coutinho.

Durante o registro, o motorista entrou em contradição por diversas vezes, levantado suspeita. O plantonista de Seabra acionou a Decarga e o homem confessou o crime, indicando a pessoa que levou o material para um galpão em Itabuna.

O responsável pelo imóvel foi autuado em flagrante por receptação. Já o motorista responderá por apropriação indébita qualificada e falsa comunicação de crime. “Investigamos ainda a participação da transportadora no esquema criminoso contra as seguradoras de cargas”, acrescentou Gustavo Coutinho.

Sesab também identificou 395 casos da doença
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia registrou 395 casos de Síndrome Gripal (SG) com laudo positivo para Influenza A H3N2 e cinco mortes ocasionadas pela doença. De acordo com o boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) nesta quinta-feira (23), 72 casos evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de hospitalização, sendo um de Camaçari, um de Lauro de Freitas e 69 de Salvador. Os dados são referentes até a semana epidemiológica 51, encerrada na quarta-feira (22).

Os cinco óbitos por Influenza A H3N2 representam uma taxa de letalidade de 6,9% entre os casos de SRAG hospitalizados. A maior letalidade foi observada na faixa etária igual ou maior a 80 anos, com registro de três mortes dentre os 17 casos confirmados nesse grupo (17,6%); seguido da faixa de 60 a 69 anos, com um óbito dentre 7 casos (14,3%); e 70 a 79 anos, com um óbito dentre 14 casos. Não foram registrados óbitos em menores de 59 anos.

MONITORAMENTO

O monitoramento da circulação de vírus respiratórios é realizado através da notificação dos casos de SRAG no sistema de informação SIVEP-GRIPE. “E também através de amostragem realizada por unidades sentinelas da Síndrome Gripal (SG). Para efeito de notificação, devem ser considerados os casos de SRAG hospitalizados ou os óbitos por SRAG independentemente de hospitalização”, explica o boletim.

Devido à instabilidade no sistema de informação do Ministério da Saúde, o acesso aos dados de notificação de casos tem sido inconsistente e descontínuo, fazendo com que as informações permaneçam sujeitas a revisão.

Cidade do extremo-sul da Bahia tem 600 desabrigados || Imagem da TV Santa Cruz
Tempo de leitura: < 1 minuto

As chuvas que atingem o extremo-sul da Bahia há duas semanas deixou rastro de destruição em Guaratinga, onde 58 casas desabaram e 600 pessoas estão desabrigadas.

O distrito de São João do Sul, na zona rural de Guaratinga, foi um dos locais mais afetados. Na rua Octávio Mangabeira, conhecida como Rua da Lama, 39 casas desmoronaram após uma enxurrada.

Segundo a Prefeitura de Guaratinga, um abrigo temporário acolhe as famílias que tiveram que deixar suas casas. Essas pessoas podem se cadastrar na Secretaria de Desenvolvimento Social para obter o aluguel social.

A infraestrutura de trânsito do município também está comprometida, com 25 pontes destruídas parcial ou totalmente. Com informações do G1.

Rui autorizou convênio em abril, durante audiência com Tonho de Anízio e Rosemberg
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo da Bahia, o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul e a Prefeitura de Itacaré firmaram convênio que destina R$ 1.374.415,00 à pavimentação de ruas do bairro Conchas do Mar. A edição desta sexta-feira (24) do Diário Oficial do Estado oficializou o acordo, que é uma demanda do prefeito Antônio de Anízio (PT) e do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT).

A cargo da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a obra beneficiará as ruas Hibisco A, B, C e D; Pequi, Capoeira, Pequi Caxête, Pequi Roxo, Peroba e Helicônia, além da Avenida Jacarandá.

Tonho de Anízio comemorou a publicação do convênio, que foi tema de audiência na sede Conder, em Salvador, em abril de 2021, quando o prefeito se reuniu com o diretor-presidente da estatal, José Gonçalves Trindade. Naquele mês, junto com Rosemberg, Antônio também apresentou o projeto ao governador Rui Costa (PT), que endossou a iniciativa.

Segundo o prefeito, a obra vai qualificar uma região central para o turismo de Itacaré, já que o bairro concentra a maior parte das pousadas e hotéis da zona urbana do município e recebe milhares de visitantes todos os anos.

A nova Fiat Strada de "grife" 2022
Tempo de leitura: < 1 minuto

A aposta da Fiat para 2022 sobre a picape compacta mais vendida do Brasil será a Strada 1.3 Firefly – mesmo motor equipado no Argo – com câmbio CVT de 7 marchas nas versões Volcano e Ranch, que gera 98 cavalos na gasolina e 107 cavalos no etanol, bem como 13,2 kgfm no primeiro e 13,7 kgfm no segundo. Em ambas as versões, vêm os padlle shifts atrás do volante e carregador de celular wireless.

Ranch é a versão de “grife” que possui itens exclusivos, como bancos em couro personalizados, descansador de braços, barras longitudinais e skid plate de cor cinza, estribos laterais, retrovisores em preto brilhante, para-barro, soleiras, capota marítima personalizada, apliques laterais e, também, detalhes internos com a grafia da série.

Será que a Strada de “bigodinho fininho e cabelinho na régua” entregará o que se espera dela e continuará agradando seu público ou é hora de pensar em adquirir uma Toro?

Ícaro Mota é consultor automotivo. A coluna é publicada às sextas-feiras.||||

Final de semana será chuvoso na maior parte do país
Tempo de leitura: 2 minutos

Os dias do feriado do Natal deverão ter chuvas na maioria do país, mostram as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para as capitais brasileiras durante esta semana.

A previsão é de chuvas fortes ou isoladas na maioria das capitais. O tempo deve ficar nublado, com possibilidades de pancadas de chuva e trovoadas no fim de semana em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Goiânia, Macapá, Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória.

Outras capitais devem alternar dias com tempo nublado e outros com chuvas isoladas, como Belém, Boa Vista, Fortaleza, Florianópolis, João Pessoa, Maceió, Natal, Palmas, Recife, Salvador, São Luís e Aracaju. Não há previsão de chuvas no fim de semana apenas em Porto Alegre e em Teresina.

Segundo aviso meteorológico do Inmet para os próximos dias, a perspectiva é de perigo e chuvas intensas na região central do Brasil, do oeste da Bahia ao Acre, passando por Goiás; Distrito Federal; Mato Grosso; noroeste de Mato Grosso do Sul; Rondônia e sul do Pará e do Amazonas.

ALERTA PARA BAHIA

O alerta de perigo potencial, também com chances de chuvas intensas, envolve uma faixa do norte do Amazonas, regiões centrais do Pará, Maranhão e Piauí, da Bahia e de Sergipe, norte de Minas Gerais, sul de Goiás e área central de Mato Grosso do Sul, além do nordeste do Amapá.

Estão fora das regiões de perigo potencial e riscos de chuvas intensas os estados da Região Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, as regiões sul e central de Minas Gerais, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e norte do Maranhão, do Piauí e do Pará, além do oeste de Roraima.