Mapa global mostra acumulado das chuvas de 24 de novembro a 24 de dezembro || Fonte MetSul Meteorologia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Assolada por temporais e enchentes, a Bahia é a área do planeta com maior volume de chuvas em dezembro de 2021, conforme levantamento da MetSul Meteorologia feito com dados da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA), agência climática norte-americana.

No município de Itamaraju, de 24 de novembro a 24 de dezembro, choveu 769,8mm, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A média de chuvas para o mês é de 148mm, cinco vezes menos do que a precipitação registrada.

No intervalo de 1º a 27 de dezembro, Ilhéus acumulou 410,4 mm, mais que o dobro da média histórica do mês (145,3mm). Somente no dia 25, Natal, choveu 139mm na Princesa do Sul. No acumulado, o município teve o maior volume de chuva para o mês desde 1961 – marco inicial da série histórica -, batendo o recorde de 1975 (356,3mm).

Caravelas, no extremo-sul do estado, registrou 493,4mm de chuva em dezembro. A média histórica do mês é de 148mm.

Conforme o MetSul, é possível que o mês de dezembro tenha sido o mais chuvoso da Bahia em período muito maior que o de 60 anos da série histórica observada pelos institutos de meteorologia.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.