Gripário começou a funcionar nesta segunda-feira (3) || Foto Lucas França
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna iniciou, nesta segunda-feira (3), atendimento a pacientes com sintomas de gripe em um polo especial dedicado às síndromes gripais, por causa do surto de Influenza A, com maior ocorrência para o vírus H3N2. O gripário foi montado na Rua Antônio Muniz, nº 200, Pontalzinho, ao lado do escritório da Necrópole.

Com funcionamento inicial 24 horas por dia, a unidade referência conta com uma equipe específica e já treinada para atender os casos relacionados ao surto de gripe H3N2, com médicos, enfermeiros, sala de classificação de risco, consultórios médicos, sala de observação e sala de preparo de medicação.

O gripário, explica o médico infectologista Fernando Romero, atenderá somente casos leves de gripe, sem complicações clínicas, como uma unidade auxiliar do pronto-atendimento aos pacientes com síndrome gripal. Pacientes com diagnóstico de covid-19, idosos ou com desconforto respiratório deverão ser encaminhados para o PA 2.

Não será necessário agendamento. O atendimento é por livre demanda de pacientes sintomáticos. O infectologista ressalta que a manutenção das medidas sanitárias adotadas para prevenção do coronavírus também é eficaz para proteger contra a Influenza, e afirma que a gripe pode evoluir para complicações graves.

Devido ao surto de gripe, a Prefeitura de Itabuna também anunciou a abertura de unidades extras para atendimento da alta demanda (veja aqui).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *