Bancos de sangue registram forte queda nas doações no sul da Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

A pandemia de Covid-19, o surto de gripe e as enchentes registradas no sul da Bahia impactaram, negativamente, na doação de sangue na região, segundo o médico e responsável técnico pela Agência Transfusional (AT) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), Alfredo Boa Sorte. A agência, explica ele, faz a distribuição, controle e monitoramento de centenas de bolsas de sangue destinadas a pacientes da unidade que necessitam de transfusão.

O médico faz um apelo para que os doadores ou potenciais doadores compareçam aos bancos de sangue da região (confira endereços e telefones de contato ao final). “Neste momento, precisamos sensibilizar a população para doar sangue, atitude nobre que salva vidas”, disse.

Alfredo Boa Sorte diz que o apoio da comunidade é fundamental para a ampliação do estoque de sangue, principalmente no Costa do Cacau, hospital estadual de referência para atendimentos pelo SUS.”Esse ato de solidariedade [doação de sangue] pode salvar um amigo, um familiar, uma pessoa importante na sua vida ou na de alguém que você conhece”, complementou.

Profissionais do Costa do Cacau apelam por doações de sangue || Foto Divulgação

Fraana Andrade, farmacêutica bioquímica e coordenadora operacional da AT do HRCC, ratifica a importância da transfusão de sangue para o paciente e pede o apoio da população para a doação. “Doar sangue é um gesto de amor ao próximo, a transfusão salva vidas. Peço as pessoas que doem sangue, assim darão a oportunidade de sobrevivência ao paciente, possibilitando sua volta ao convívio dos seus familiares e amigos”, expressou.

QUEM PODE DOAR

A pessoa em boas condições de saúde e tendo entre 16 e 60 anos pode ser doador de sangue. Quem tem mais de 60 anos e até os 69 anos, pode se candidatar, desde que tenha doado sangue antes de completar 60 anos.

O candidato deve ter, no mínimo, 50 quilos. No dia da doação, deve ter descansado, pelo menos, 6 horas e estar alimentado, mas evitar alimentação gordurosa 4 horas antes da coleta de sangue.

A pessoa com resfriado deve aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas. O doador não pode ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Se contraiu covid-19, deve aguardar, pelo menos, 30 dias, para fazer doação de sangue. Se tomou vacina contra a covid-19, a doação pode ser feita 7 dias após a imunização.

LOCAIS DE DOAÇÃO DE SANGUE

Ilhéus
Banco de Sangue de Ilhéus, no Hospital São José, na Rua Dom Manuel Paiva, Ladeira do Café, 226, Teresópolis. O telefone é o (73) 3234-5774.

Itabuna
Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna, na Rua Antônio Muniz, 200 (Prédio Anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho), no Pontalzinho. Telefones (73) 3214-9126 / 9127 / 9154.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.