Banco de Sangue em Itabuna sofre com sumiço de doadores
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna não está conseguindo atender a demanda dos hospitais do sul da Bahia, porque está com estoques em situação crítica. O estoque está zerado para os tipos O- (doador universal) e O+. A unidade também lamenta o sumiço dos doadores sanguíneo dos tipos A-, B+, B- e AB-.

Além da pandemia do novo coronavírus, que fez com parte dos doadores desaparecesse, vários municípios do sul da Bahia enfrentam um surto gripal, que atinge potenciais doadores de sangue. Enquanto os doadores somem, as cirurgias e as demandas transfusionais na região aumentaram nos últimos dias.

De acordo com o captador do Banco de Sangue, Rosildo Ribeiro, o baixo estoque já ameaça cancelar cirurgias eletivas nos hospitais da cidade. “Estamos fazendo um apelo para as pessoas doarem sangue. Com apenas uma bolsa, é possível salvar quatro vidas”, explica.

Para doar, o interessado só precisa comparecer ao Banco de Sangue, no anexo do Hospital Calixto Midlej Filho, na rua Antônio Muniz, no bairro Pontalzinho. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e não fecha para o almoço. No sábado, o atendimento é das 7h ao meio-dia. O telefone é o (73) 3214-9126.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.