Chuva forte volta a causar estragos em Juazeiro
Tempo de leitura: 3 minutos

Voltou a chover forte no sul da Bahia e em outras regiões do estado nos últimos dois dias. Menos intensas do que em dezembro, quando causaram estragos em quase todas as regiões, as chuvas que atingiram o estado de segunda-feira (24) para hoje (25) provocaram mais transtornos e prejuízos, principalmente em áreas em que o solo já mostrava instabilidade.

Em Senhor do Bonfim, na região norte, a chuva de ontem fez transbordarem os canais de drenagem que cortam a cidade, causando alagamentos. Ao menos cinco residências desabaram e 25 pessoas ficaram desalojadas e tiveram que se abrigar em casas de parentes ou amigos.

Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Pablo Vinicius Araújo de Oliveira, em alguns pontos da cidade choveu o equivalente a 90 milímetros em pouco mais de 20 minutos. Na região central, em cerca de uma hora de chuva, o acumulado atingiu 50 milímetros – mais que a média semanal habitual.

“Muito raramente, temos chuvas de 50 milímetros aqui na cidade”, disse Oliveira. “Já tínhamos sido atingidos pelas chuvas de dezembro, mas sem registro de graves transtornos. Agora, tivemos alguns prejuízos grandes, principalmente em estradas e no calçamento”, acrescentou o coordenador da Defesa Civil. De acordo com Oliveira, embora algumas vias tenham sido temporariamente interditadas, nenhuma área foi isolada.

ITORORÓ E VITÓRIA DA CONQUISTA

A quase 700 quilômetros de Senhor do Bonfim, o município de Itororó, no centro-sul da Bahia, também enfrentou chuva forte. Imagens gravadas por moradores e compartilhadas nas redes sociais mostram casas invadidas pela água que tomou algumas ruas da cidade, uma das 175 que decretaram situação de emergência em dezembro, por causa dos temporais. Em consequência daquelas chuvas, pelo menos 27 pessoas morreram. Já no sudoeste, Vitória da Conquista registrou forte chuva, com alagamentos e enxurradas, que levaram vans, carros de passeios e motos.

Segundo a meteorologista Maryfrance Diniz, do Inmet, a previsão de mais chuva no extremo-sul da Bahia. E o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos emitirá alerta laranja (atenção) para todo o litoral sul baiano. Um vórtice ciclônico de altos níveis está favorecendo o aumento da nebulosidade sobre o litoral sul e a região leste da Bahia. Soma-se a isso a ação dos ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico, potencializando a formação de nuvens e, consequentemente, as chuvas.

“As chuvas realmente estão voltando [ao estado] nesta semana. Não com intensidade e volume tão expressivos quanto os de dezembro, mas há riscos. O solo ainda está muito instável e há rios muito cheios, que podem transbordar com qualquer nova chuvinha. A população deve estar atenta”, disse Maryfrance, que avisa sobre a possibilidade de volume considerável de chuva no sul do estado nos próximos dias.

PREVISÃO DE CHUVAS FORTES NO SUL E EXTREMO-SUL

“A previsão é de que, entre hoje e amanhã [26], a precipitação supere 30 milímetros no extremo-sul, atingindo parte de Caravelas, Teixeira de Freitas, Porto Seguro e proximidades. Por isso, a população e as autoridades precisam ficar atentas a qualquer mudança no solo e tomar todos os cuidados necessários”, acrescentou Maryfrance.

A meteorologista adiantou que o Inema emitirá alerta laranja, de atenção, para todo o litoral sul do estado. Em Itabuna, chove na noite desta terça-feira (25). A chuva veio acompanhada de vendaval, trovões e relâmpagos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou hoje aviso alertando sobre o perigo de chuvas intensas em extensa área que vai do noroeste do Espírito Santo ao nordeste da Bahia, de hoje para amanhã, com potencial de afetar também algumas regiões de Minas Gerais, como o Vale do Jequitinhonha e o norte mineiro. Da Redação do PIMENTA mais informações da Agência Brasil.

Município sul-baiano completa 290 anos nesta quarta (26)
Tempo de leitura: 2 minutos

Um dos principais destinos turísticos da Bahia, Itacaré completará 290 anos de emancipação político-administrativa nesta quarta-feira (26). Neste ano, por causa do aumento de casos de Covid-19, as comemorações do Dia da Cidade seguirão todos os protocolos sanitários, segundo a organização.

Os festejos começam às 5h, com a alvorada. Às 9h, missa festiva na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo. Às 17h, haverá a live Tributo a Itacaré, com Marcos Abaga (Meu Nobre), Marlon Moreira e Rafael Zalela. Já a rua 26 de Janeiro, o Marimbondo fará uma comemoração simbólica pelo aniversário do bairro.

O prefeito Antônio de Anízio destacou que, apesar da pandemia, é preciso manter a programação em homenagem ao Dia da Cidade, garantindo a tradição e comemorando essa importante data para Itacaré.

Itacaré é dos mais importantes destinos turísticos da Bahia || Foto Divulgação

A HISTÓRIA DE ITACARÉ

O município de Itacaré originou-se de uma aldeia habitada por índios Tupiniquins até a chegada dos europeus em 1530, quando iniciou sua colonização. Por volta de 1718, o jesuíta Luís da Grã construiu a Igreja de São Miguel, às margens do Rio de Contas, quando então o povoado passou a se chamar São Miguel da Barra do Rio de Contas.

Itacaré foi elevado à categoria de município em 26 de janeiro de 1732, por ordem da Condessa do Resende – Dona Maria Athaíde e Castro, donatária da Capitania de Ilhéus, sendo nomeada Itacaré somente em 1931. O primeiro prefeito municipal (intendente) foi Joaquim Vieira dos Santos (01/01/1890 a 31/12/1893). O atual prefeito, Antônio de Anízio, Tonho de Anízio, está em seu segundo mandato.

O desenvolvimento, marcado entre 1890 e 1940, baseou-se no cultivo do cacau, período que ficou conhecido como a “Época do Ouro Negro” e Itacaré se destacou como o principal porto de escoamento da produção cacaueira da Bahia e teve seus casarões coloniais construídos pelos ricos coronéis.

O declínio dessa época teve início com o assoreamento da barra do Rio de Contas, quando seu porto foi transferido para a cidade de Ilhéus. Foi agravado pela forte crise econômica consequente da “Quebra de 1929” e consolidou-se, anos mais tarde, quando uma praga conhecida como “Vassoura de Bruxa” dizimou as lavouras de Cacau da região.

Com o declínio da economia cacaueira, Itacaré ficou esquecida, guardando seus tesouros: belas praias e Mata Atlântica preservada, graças ao cultivo do cacau. Anos mais tarde, foi redescoberta por surfistas aventureiros em busca das boas ondas. Em 1998, a conclusão da Estrada-Parque BA-001 Ilhéus-Itacaré facilitou muito o acesso e possibilitou que Itacaré se tornasse um destino turístico muito procurado. Hoje, Itacaré encanta pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo e é considerado um dos destinos turísticos mais belos e visitados do País.

Prefeitura de Itabuna exige passaporte da vacina
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os prédios públicos municipais em Itabuna só podem ser acessados por pessoas que portarem o comprovante de vacina (passaporte) contra a Covid-19. A exigência valerá, também, para os funcionários públicos. A medida está estabelecida no Decreto 14.781, publicado no Diário Oficial do Município do último dia 12.

O passaporte da vacina será exigido de todas as pessoas que tiverem acesso a quaisquer prédios públicos ou privados nos quais situam-se órgãos, entidades e unidades administrativas, segundo o decreto. A vacinação deverá ser comprovada mediante apresentação da carteira fornecida no momento da imunização ou do Certificado Covid-19, obtido por meio do aplicativo Conecte SUS, do Ministério da Saúde.

Quem quiser acessar os prédios públicos no município deve comprovar que foi imunizado com duas doses da vacina, dose única (Janssen) ou a dose de reforço, caso esteja no prazo. Já as crianças e adolescentes alcançados pela Campanha de Imunização contra o Covid-19 deverão comprovar que tomaram uma dose da vacina, mas também levando em consideração o prazo de agendamento para a segunda dose.

AVANÇO DA COVID-19

De acordo com o secretário de Gestão e Inovação de Itabuna, José Alberto de Lima Filho, a exigência faz parte do conjunto de medidas preventivas adotadas pela Prefeitura de Itabuna para o enfrentamento do avanço de casos do coronavírus.

“A necessidade em se exigir a apresentação do cartão atualizado quanto às doses recebidas da vacina contra a Covid-19 visa resguardar a saúde dos servidores públicos e das demais pessoas que têm acesso aos prédios públicos municipais, bem como contribuir com o controle da transmissão do vírus”, explica.

Comerciantes têm até sexta para solicitar crédito emergencial
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os Empreendedores baianos de municípios atingidos pelas chuvas têm até a próxima sexta-feira (28) para solicitar o crédito emergencial do Governo do Estado. Os interessados devem procurar as prefeituras das localidades que sofreram com as enchentes no final do ano passado. O dinheiro será liberado pela Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia).

As concessões de financiamento emergencial permitem parcelamento em até 48 meses, incluindo carência de até 12 meses para pagamento da primeira parcela, sem juros para valores até R$ 150 mil. Após as verificações e avaliação simplificada de crédito, os contratos são elaborados e enviados para assinatura dos comerciantes e prestadores de serviço, que poderão utilizar os recursos para reconstruir suas atividades.

Funcionários do Hospital São José estão sem salário há 2 meses
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus farão assembleia, na manhã desta quarta-feira (26), para votar indicativo de greve e cobrar pagamento de salário. A assembleia será na porta do Hospital São José, mantido pela Santa Casa, às 7h.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintesi), Raimundo Santana, diz que a assembleia definirá a melhor estratégia para pressionar a provedoria a pagar os salários atrasados. Até agora, os funcionários do São José não receberam os meses de novembro e dezembro.

A provedoria da Santa Casa alega atraso no pagamento por parte da Prefeitura de Ilhéus (Secretaria de Saúde). O último dos pagamentos deveria ser feito na última quinta (20), o que não ocorreu, agravando ainda mais a situação dos funcionários.

“A gente entende a situação da Santa Casa, mas já dialogamos bastante. Fica insustentável, para os profissionais, trabalhar sem receber salário”, ressalta o presidente do Sintesi, Raimundo Santana.

COMPROMISSO

O dirigente sindical questiona porque a Secretaria de Saúde de Ilhéus e o Município desrespeitam os seguidos termos de ajustamento de conduta (TACs) firmados perante Ministério Público Estadual e Conselho de Saúde, não honrando os cronogramas de pagamento. “Deixa transparecer falta de compromisso com a saúde”, completa. O site não conseguiu contato com a provedoria nem com a Sesau.

Nayra Gatti foi estuprada e morta por conhecido em Caraíva, Porto Seguro
Tempo de leitura: 2 minutos

A Coordenadoria Regional de Polícia de Eunápolis, no extremo-sul da Bahia, anunciou, nesta terça-feira (25), que concluiu as investigações sobre a morte da adolescente espanhola Nayra Gatti, de 14 anos, que ocorreu em dezembro de 2021, em Caraíva, distrito de Porto Seguro, também no sul do estado.

De acordo com a análise realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), o material genético encontrado na vítima é totalmente compatível com as amostras colhidas de Renan de Almeida Oliveira.

O suspeito, que tinha 50 anos, cometeu suicídio no dia 5 de janeiro deste ano, logo após ter sido ouvido pela Polícia Civil. Na ocasião, Renan de Almeida forneceu material genético para análise do DPT, o que foi feito também com outras seis pessoas.

TENTATIVA DE FUGA

Na manhã seguinte ao procedimento, ele foi encontrado amarrado a uma árvore do quintal de sua casa, no município de Itabela. Segundo a Polícia Civil, antes de morrer, o suspeito enviou três áudios para diferentes pessoas, onde acusava outro morador de Caraíva de ter cometido o crime. O morador acusado pelo autor do crime chegou a ser preso pela Polícia Civil.

No entanto, de acordo com a polícia, as investigações apontavam que, poucos dias depois da morte da adolescente, Renan voltou à vila e começou a se desfazer de seus pertences. Para os agentes, a ação demonstrava intenção de ir embora definitivamente do local.

Durante o depoimento, o suspeito negou que estivesse na comunidade no dia do crime, mas, após ser confrontado com provas, voltou atrás na versão. Baseado nas provas reunidas e, principalmente, no fato de que Renan era o dono do único material genético compatível com as amostras encontradas no corpo da vítima, a conclusão da polícia é que ele foi o único autor dos crimes de estupro e homicídio qualificado. Com informações do G1 Bahia.

Campus da Unime Itabuna, que terá vestibular online e presencial
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Unime Itabuna adotará formato híbrido para o Vestibular 2022.1. O candidato poderá fazer a prova presencialmente ou no formato online, segundo a direção da instituição.

O questionário do processo seletivo poderá ser respondido na quinta (27), sexta (28) ou no sábado (29). Os primeiros colocados dos cursos presenciais ou EAD terão direito a bolsa integral.

Nos últimos vestibulares, os candidatos que tiveram direito a bolsas integrais foram os aprovados para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Direito e Fisioterapia. A inscrição no vestibular pode ser feita por telefone – (73) 2102-3060 – ou pelo link https://bit.ly/bolsaunime.

– Neste Vestibular, vamos disponibilizar nossos laboratórios de Informática para os candidatos realizarem suas provas aqui no nosso Campus, com toda segurança e com a nossa infraestrutura totalmente à disposição de quem não puder fazer as provas em casa – afirma o diretor-geral da Unime Itabuna, Santo Ádamo.

Apoio a Wagner (à esquerda) é possibilidade remota, segundo Félix Júnior
Tempo de leitura: 2 minutos

O deputado federal Félix Mendonça Júnior considera remota a possibilidade do PDT apoiar o senador Jaques Wagner (PT) na sucessão estadual de 2022. Ao PIMENTA, o parlamentar e presidente estadual do PDT diz que não foi procurado pelo PT para conversar desde que o governador Rui Costa decidiu, “de forma unilateral”, romper com a legenda, no ano passado.

Segundo Félix, a tendência é o PDT apoiar o ex-prefeito de Salvador e dirigente do DEM/União Brasil, ACM Neto. As conversas entre PDT e Neto, disse ele, começaram em Brasília e prosseguem, em nível estadual, com ele.

Jaques Wagner diz que vai procurar a legenda brizolista. Terá que, primeiro, aparar arestas e um coração magoado pela “desfeita” de 2021. Na eleição de 2018, o PDT baiano apoiou Rui Costa, apesar da candidatura presidencial de Ciro Gomes. Wagner partirá para a investida, ciente de que Neto não dará palanque para Ciro na Bahia.

Veja o que nos disse Félix Júnior:

PIMENTA – Qual a possibilidade do PDT apoiar Wagner?

Félix Mendonça – O PDT apoiou, em 2020, a candidatura vitoriosa de Bruno Reis, do DEM, à prefeitura de Salvador. Indicamos, na época, a atual vice-prefeita da capital, Ana Paula Matos. Por conta disso, ano passado o PT decidiu de forma unilateral e por ciúmes romper com o PDT. Sequer fomos comunicados antes dessa decisão. De lá para cá, não fomos chamados para nenhuma conversa com o grupo do governador ou com o senador Wagner. Eu digo que, por conta desse histórico, essa possibilidade é remota. Além disso, temos que ter um palanque para Ciro Gomes na Bahia.

Com quem o partido fecha para 2022 na sucessão estadual?

Não podemos dizer ainda que esteja fechado, pois as conversas continuam, mas a tendência é estarmos com ACM Neto, inclusive participando da chapa majoritária. Essas conversas foram iniciadas entre Neto e o diretório nacional do partido, por meio do presidente Carlos Lupi, e prosseguem conosco, da estadual.

Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra suspeito de homicídio em Itamaraju
Tempo de leitura: < 1 minuto

O suspeito de matar Valdeir Santos de Souza foi preso na manhã desta terça-feira (25), em Itamaraju, por policiais civis. A ação teve o auxílio da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Sul). No crime, ocorrido no último dia 12, mais duas pessoas foram baleadas e internadas em um hospital local.

Conforme a Polícia Civil, o preso já acumula diversas passagens por tráfico de drogas e estava em prisão domiciliar concedida pela Justiça. “O alvo é um criminoso de altíssima periculosidade. Ele possui passagens por tráfico e porte ilegal de arma de fogo e, atualmente, gozava de benefício relativo à prisão domiciliar, porém não estava obedecendo às restrições impostas pela Justiça – continuando, assim, praticando crimes contra a vida, dentre outros”, explicou o delegado titular de Itamaraju, Gilvan de Meireles Prates.

No momento do cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão, foram encontradas as vestimentas utilizadas por ele no durante o crime. O homem foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Itamaraju, onde passou por exames de corpo de delito.

Ilhéus tem 412 casos ativos de Covid-19, informa Sesau
Tempo de leitura: < 1 minuto

O último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau), referente a domingo (23), informa que o município tem 412 casos ativos de Covid-19. A última vez que esse número ultrapassou a marca de 400 casos foi em 25 de março de 2021, quando a cidade tinha 432 pessoas internadas ou em isolamento por causa da doença.

Conforme a Sesau, do total de casos ativos, 3 são de pacientes internados em UTI-Covid. Considerando pacientes de outros municípios, os hospitais de Ilhéus têm 22 pessoas em tratamento intensivo.

Até o momento, 21.457 moradores de Ilhéus tiveram contato comprovado com o coronavírus, sendo 20.448 curados. O município já perdeu 597 vidas para a Covid-19.

Sebrae lança programa voltado a empresas da área de saúde
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sebrae lançará, em Itabuna e Ilhéus, uma trilha de atendimento individualizado realizada por profissionais especialistas na gestão de empresas de saúde, que vão avaliar e propor ações de melhoria a partir das necessidades e prioridades do empresário. O Programa Revigora Saúde inclui ainda capacitações coletivas, que possibilitam ampliação do conhecimento em temas estratégicos para o setor.

O público-alvo do programa são empreendedores individuais, micro e pequenas empresas da Bahia que atuem em atividades do setor, a exemplo de consultórios e clínicas médicas e odontológicas, laboratórios, academias de ginástica e estúdios de pilates e de fisioterapia, dentre outros.

Com duração de seis meses e 70% de subsídio do Sebrae, o programa irá oferecer consultorias individuais com especialistas, encontros coletivos para integração com outros empresários e diagnóstico empresarial. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://emkt.ba.sebrae.com.br/revigora-saude-2022.

SEMINÁRIO

O Sebrae anunciou para os dias 8 e 9 de fevereiro o seminário Cuide Bem da Saúde do seu Negócio, em Itabuna e Ilhéus, respectivamente. O evento contará com a presença do especialista José Alberto Muricy, e terá  o objetivo de sensibilizar os empreendedores, gestores e colaboradores do setor de saúde para a importância de entenderem o mercado, as tendências tecnológicas da gestão e os desafios e oportunidades existentes.

Para o encontro são esperados representantes de empresas de saúde e bem-estar, como hospitais, clínicas médicas, odontológicas, de nutrição, de psicologia e de reabilitação, academias de ginásticas, estúdio de pilates e laboratórios de análises clínicas.

As inscrições são gratuitas, mas serão limitadas em virtude dos protocolos de segurança contra Covid. Para participar basta acessar o link: https://www.sympla.com.br/seminario-cuide-bem-da-saude-do-seu-negocio-ilheus__1464921 (Ihéus) e https://www.sympla.com.br/seminario-cuide-bem-da-saude-do-seu-negocio-itabuna__1464942 (Itabuna).

SERVIÇO

ILHÉUS
Quando: 8 de fevereiro
Local: Auditório do Edifício Premier
Horário: 18h

ITABUNA
Quando: 9 de fevereiro
Local: Auditório do Hotel Tarik
Horário: 18h

Banco Central lançou serviço que "caça" o dinheiro "esquecido" pelo cidadão
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Banco Central do Brasil lançou serviço que permite a qualquer correntista saber se tem dinheiro esquecido em alguma instituição financeira. É valor referente a cobranças indevidas ou remanescentes de contas antigas encerradas.

Até junho do ano passado, cliente tinham a receber mais de R$ 8 bilhões desse dinheiro “esquecido”. Muitas vezes, o correntista ou titular da poupança nem sabe que tem esse direito, conforme a instituição.

O Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR), na página do Banco Central na internet, permite a consulta de recursos remanescentes nas contas, para pessoas físicas e empresas, e facilita o processo de devolução.

O sistema oferece informações sobre saldo credor de contas encerradas, parcelas de empréstimos e tarifas cobradas indevidamente, além de recursos não procurados após o encerramento de grupos de consórcio e cotas de capital a devolver em cooperativas de crédito, entre outros casos.

VEJA COMO CONSULTAR

Para a consulta, o interessado deve acessar o site do Banco Central, acessar o link Minha Vida Financeira e, na sequência, Valores a Receber.

Ao final, há o link Consulta ao Relatório Valores a Receber. É só apertar o “Iniciar consulta” e inserir número do CPF. Para consulta mais rápida, o cliente deverá fazer login no Registrato, sistema do BC que aponta dívidas e contas em instituições financeiras em nome da pessoa.

A criação da senha e login pode ser iniciada pelo aplicativo de um banco onde o cliente já possua conta corrente.

Itabuna atinge 100% de ocupação de leitos de UTI para vítimas da covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna tem quase 400 casos ativos conhecidos e não há mais vaga em leitos de terapia intensiva (UTI) no município para vítimas da covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O município atingiu na noite desta segunda-feira (24) total de 394 casos de pacientes em isolamento ou internados por causa do coronavírus, segundo a SMS.

De acordo com o boletim epidemiológico, também não há vagas em UTI Covid-19 nos hospitais de Itabuna. Todos os 23 leitos estão ocupados, segundo a SMS.

Dos 40 leitos clínicos para pacientes de covid, 35 estão ocupados. Desde o início da pandemia, o município confirmou 702 mortes provocadas pela doença.

ÔMICRON E SURTO DE H3N2

O maior aumento de casos é atribuído ao rápido avanço da variante ômicron na Bahia.

Como comparativo da evolução da covid-19, há quase 20 dias o município registrava 108 casos da doença. Foi o dado divulgado pela SMS no boletim do dia 6 de janeiro.

Desde os primeiros dias do ano, o município também ampliou a testagem para covid-19 devido ao grande aumento do número de pessoas com sintomas gripais após enchente e as festas de Natal e Ano Novo. Assim como o estado, o município vive surto de gripe H3N2.

Empresário foi preso durante operação em mansão em Lauro de Freitas || Foto PC-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um empresário, que não teve o nome revelado, foi preso em flagrante na manhã desta terça-feira (25), por policiais civis da Assessoria Executiva de Operações de Polícia Judiciária (AEXPJ), após cumprimento de mandado de busca e apreensão em uma mansão localizada em Lauro de Freitas. A ação faz parte da Operação Looping, liderada pela Polícia Civil do Distrito Federal, e contou também com o suporte da Coordenação de Operações Especiais (COE).

O empresário foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Com ele, foi encontrado um revólver calibre 38 sem registro. A investigação apura atividades de um grupo criminoso que fraudava procurações e escrituras de terrenos de alto valor imobiliário.

“Dando apoio à PCDF, cumprimos mandados de busca e apreensão em Lauro e em Salvador. Nos locais, recolhemos eletrônicos e documentos que irão ajudar nas investigações”, explicou o coordenador da AEXPJ, delegado Jorge Figueiredo.

O preso foi encaminhado para o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), onde segue custodiado, à disposição do Poder Judiciário.

Presidente da Amurc, Marcone Amaral é prefeito de município dos mais castigados na enchente, Itajuípe
Tempo de leitura: < 1 minuto

Prefeitos baianos se reúnem nesta terça-feira (25), às 9h, na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador. A principal pauta do encontro é a cobrança de um plano de ação do governo federal para a reconstrução das cidades afetadas pelas chuvas e investimento em áreas danificadas, informa o presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), Marcone Amaral.

Um mês após as fortes chuvas que castigaram municípios no médio sudoeste e do sul da Bahia, a queixa dos prefeitos das cidades mais atingidas é a ausência do governo federal. O governo baiano também será cobrado na reunião desta manhã na UPB.

PAUTA DA REUNIÃO

Ainda estarão na pauta da reunião a Legislação e orientação do TCM/BA quanto ao pagamento do abono para alcançar os 70% do Fundeb; reajuste dos professores; cobrar Plano de Ações do Governo Estadual para a reconstrução das cidades afetadas pelas chuvas; Pagamento dos Royalties de Petróleo; Dificuldades apresentadas pelos Gestores com relação à Regulação do Estado e Propostas em discussão no Congresso.