Retorno das aulas presenciais está marcado para a próxima semana || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta segunda-feira (31), o Conselho Municipal de Ensino (CME) aprovou parecer com recomendações à Secretaria de Educação de Ilhéus (Seduc) para a retomada das aulas presenciais da rede municipal de ensino, prevista para a próxima semana.

O documento recomenda a sanitização das escolas municipais e a realocação das famílias desalojadas que receberam abrigo nas instituições de ensino em espaços adequados, que respeitem a dignidade da pessoa humana.

O órgão também sugere que a Seduc elabore, junto com a Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau), plano de testagem para diagnóstico de casos assintomáticos de Covid-19 em membros da comunidade escolar, familiares ou responsáveis pelos alunos. Também recomenda a conclusão imediata das reformas das escolas que ainda não estão aptas para receber os estudantes.

Conforme o CME, a Seduc deve buscar solução para as dificuldades que os estudantes e profissionais da educação enfrentam com as limitações do transporte coletivo, principalmente nas comunidades rurais.

O quinto ponto do parecer recomenda a elaboração de planejamento alternativo para as aulas das escolas que não têm condições de receber alunos neste momento e precisam de intervenções urgentes para o retorno das atividades presenciais.

O órgão solicita, no sexto ponto, o envio de relatórios sobre a situação de cada escola da rede municipal. No sétimo quesito, o CME pede o envio de calendário letivo complementar que assegure as condições recomendadas no parecer e o efetivo cumprimento do direito à educação.

Por fim, o documento recomenda que a Prefeitura de Ilhéus intensifique a imunização de crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19, inclusive com a adoção de serviço itinerante nas comunidades rurais e com uma campanha de esclarecimento dos pais dos alunos sobre a importância da vacinação como direito das crianças.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *