O tenente-coronel Manfredo Silva Santana, comandante do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Itabuna, teve aprovada uma moção de aplauso, de autoria do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A moção se deve à atuação do oficial nas operações em defesa das comunidades de Itabuna e de todo o extremo-sul da Bahia durante as enchentes que atingiram o interior da Bahia.
A iniciativa foi proposta pelo desembargador Baltazar Miranda Saraiva e aprovada por unanimidade pela corte. Na justificativa, foi destacado que o comandante militar coordenou com eficiência e dedicação o Grupamento Aéreo durante o transporte de medicamentos, alimentos, transportes de pacientes e vítimas.
Em Itabuna, o tenente-coronel Manfredo participou dos resgates de pessoas em áreas de alagamentos, além de manter a população em alerta sobre os riscos iminentes ao transbordamento do Rio Cachoeira e suas consequências. As ações do Comando do 4° GBM durante a catástrofe foram manchetes em várias redes de transmissão estrangeiras, inclusive na Al Jazeera.
BOMBEIRO AMIGO DO PEITO
Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e em Gestão de Riscos Coletivos pela CBMPA, Manfredo Santana já atuou como diretor Adjunto de Planejamento da CBMPA, subcomandante do 4° Grupamento de Bombeiros de Itabuna, comandante do 6° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Porto Seguro e diretor da Academia de Bombeiros Militar.
Como atual comandante do 4° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Itabuna, o tenente-coronel Manfredo Silva Santana participou do plano de ampliação em 150% da rede de hidrantes públicos na cidade. Também efetivou o Projeto Bombeiro Amigo do Peito, de coleta, em domicílio, de leite materno e entregando ao Banco de Leite do Hospital Manoel Novais, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, correspondendo a 70% do estoque de leite materno daquele hospital.
COMENDA 2 DE JULHO
No final do ano passado ele recebeu a mais importante comenda do Estado, a Comenda 2 de Julho, da Assembleia Legislativa da Bahia. A honraria ao oficial do Corpo de Bombeiros foi indicação do deputado estadual Fabrício Falcão.