Alessandro Fernandes fala sobre educação a padres e diáconos da Diocese de Ilhéus || Foto Jonildo Glória
Tempo de leitura: < 1 minuto

O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes de Santana, proferiu palestra para 60 padres e diáconos da Diocese de Ilhéus, nesta segunda-feira (14), no Centro de Treinamento de Líderes, em Ilhéus. O bispo diocesano dom Giovanni Crippa presidiu o encontro, que foi inspirado na Campanha da Fraternidade de 2022, cujo lema é “Fraternidade e Educação”.

Professor de Economia da Uesc, Alessandro explicou que a educação é um processo construído em diferentes espaços de convivência, a exemplo da família, da escola e das religiões. “A sociedade precisa se mobilizar através do diálogo, propor caminhos em favor do humanismo integral e solidário”, acrescentou.

SEGUNDO REITOR, FALTA SENSO DE RESPONSABILIDADE COLETIVA AO PAÍS

Alessandro Fernandes afirmou que, no Brasil, a educação não é encarada como responsabilidade de todos. “Não temos essa consciência”. Citou como exemplo a existência de grandes manifestações políticas, capazes de facilitar o impeachment de um presidente da República, enquanto são raras as mobilizações sociais em defesa de melhorias para a educação, os serviços de saúde e a segurança pública.

Para o reitor, a universidade tem papel importante para o momento político do país, ainda mais com o lema da Campanha da Fraternidade deste ano.

“É preciso refletir sobre o papel da família, das comunidades religiosas e da sociedade no processo educativo, com a colaboração das instituições de ensino; incentivar propostas educativas que promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a Casa Comum, lembra-nos o Papa Francisco”, concluiu.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *