Bahia Cacau abre quiosque no Shopping Jequitibá
Tempo de leitura: 2 minutos

A Bahia Cacau inaugurou quiosque no Shopping Jequitibá, em Itabuna, no sul da Bahia, para comercialização de chocolates finos. O quiosque foi aberto nesta terça-feira (22), com a presença de diretores da cooperativa, parceiros e representantes do governo do Estado que apoiam o empreendimento.

A Bahia Cacau, da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), apresenta no quiosque mix com barras de chocolates de 20g e 80g nos percentuais de 35%, 50%, 60%, 70% e 75% de cacau.

Ainda no quiosque, há bombons de chocolate com frutas típicas da Bahia como jaca, cupuaçu, umbu, café, licuri, goiaba, banana, abacaxi, além do nibs, e as amêndoas caramelizadas do cacau. A professora Eliana Rosa experimentou os chocolates Bahia Cacau e aprovou. “O sabor é diferenciado e temos várias opções de teores de cacau e combinações saborosas. É uma excelente opção pra consumir e presentear os amigos”, disse.

PRIMEIRA AGROINDÚSTRIA

Criada no ano de 2010 com apoio do governo do Estado, a Bahia Cacau é considerada a primeira agroindústria de fabricação de chocolate finos da agricultura familiar do Brasil. Para o diretor-presidente da Coopfesba, Osaná Crisóstomo do Nascimento, a abertura do stand além de ser um ponto comercial é um ponto conceito. “As pessoas poderão degustar do melhor chocolate da região de matéria prima de excelência. É uma oportunidade para valorizar agricultura regional e o agricultor familiar, aquele que produz o cacau, da planta ao chocolate”.

“Eu considero extremamente importante a abertura do stand da Bahia Cacau no Shopping Jequitibá. É um projeto inovador, pois pela primeira vez uma agroindústria da agricultura familiar faz chocolate com apoio da CAR, que também oferece assistência técnica aos produtores e as instalações de equipamentos para produzir o cacau de qualidade na roça”, afirmou Gil Nunesmaia, coordenador regional do escritório de Itabuna da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

CRESCIMENTO

Os produtos da agroindústria de chocolate de origem ibicaraiense poderão ser encontrados também em lojas de produtos naturais, conveniências, hotéis, delicatessens e em mercados de Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Canavieiras, Una, Uruçuca, Valença, Cruz das Almas, Itacaré, Salvador e outras dezenas de municípios baianos.

São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Rio Grande do Sul e Alagoas são outros Estados que também já compram Bahia Cacau. Um dos objetivos da Coopfesba na busca de acesso a novos mercados é ampliar a renda dos agricultores familiares do sul da Bahia através da agregação de valor ao cacau com a produção e venda de chocolates, possibilitando qualidade de vida no campo.

2 respostas

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *