Moto apreendida foi roubada no Alto da Conquista, na última quarta-feira (23)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Militar recuperou, na noite de sábado (26), uma motocicleta que havia sido roubada quarta-feira (23) no Alto da Conquista, em Ilhéus, sul da Bahia.

Segundo a 69ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), a moto estava com um homem na Avenida Nossa Senhora Aparecida, perto do Opaba Praia Hotel. Quando os policiais se aproximaram para abordá-lo, o suspeito fugiu, abandonou o veículo e conseguiu escapar pulando o muro do Aeroporto Jorge Amado.

A motocicleta, uma CG Honda (placa RCV 3J18), foi levada para a delegacia da Polícia Civil, no centro da cidade.

Cacique Babau afirma que conquista de jovens alegra toda a comunidade da Serra do Padeiro
Tempo de leitura: 2 minutos

Rosivaldo Ferreira da Silva, o Cacique Babau, está orgulhoso do desempenho de estudantes do Colégio Estadual Indígena Tupinambá Serra do Padeiro, em Buerarema, no sul da Bahia. Na semana passada, três jovens egressas do colégio garantiram vagas em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Segundo o cacique, a alegria é de toda a comunidade. “São jovens que nasceram e cresceram aqui e sempre estudaram na escola indígena. Isso é ótimo. Recebemos notícias de vários parentes de outros povos que também tiveram seus representantes com acesso à universidade. Isso nos enche de orgulho e alegria e é um sinal de que os nossos jovens, além da formação dos seus povos, vão se fortalecer com o conhecimento universitário, assim como trazer benefícios para suas aldeias e para a luta pela causa indígena”, disse Babau, doutor honoris causa pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Stephany e Michelle estão entre jovens tupinambás aprovadas em universidades

Aprovada em Medicina na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Sthefany Tupinambá afirma que a conquista dos estudantes indígenas ajuda e desmitificar preconceitos sobre a capacidade intelectual dos povos originários. “Estamos aqui pra mostrar que isso não é real”.

A estudante disse que lutou muito para atingir seu objetivo. “Mas, não desisti, pois meu povo sempre me deu forças. Pertenço à Nação Tupinambá, nasci dentro de uma família incrível e guerreira, que me proporcionou ensinamentos maravilhosos e ensinou a nunca desistir dos meus sonhos. Estar na universidade significa ocupar espaços com resistência, transformando o conhecimento em uma importante ferramenta de luta e descolonização do pensamento de muitos”.

JOVEM DEDICA INGRESSO NA UNIVERSIDADE À MEMÓRIA DO PAI

Michelle Nascimento tinha apenas 13 anos em 2015, quando seu pai, Adenilson Nascimento, foi morto por pistoleiros na Serra das Trempes, nos limites entre os municípios de Una e de Ilhéus. Hoje, aos 19 anos, a jovem dedica à memória do pai sua entrada no curso de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“Tenho vários sonhos e quero realizá-los, pois, com certeza, este novo ciclo vai mudar a minha vida e a da minha família. Vou retribuir ao meu povo, que sempre esteve comigo. Sou uma mulher que passou por um grande sofrimento. Perdi meu pai, vítima de um assassinato, quando voltava de uma pescaria. É difícil estar sem ele. Ver todas as suas filhas formadas era o que ele sempre sonhou e hoje este sonho começa a ser concretizado. A memória dele me dá forças e sinto que ele está feliz e sempre estará comigo”, declarou Michelle.

Além de Stephany e Michelle, o Colégio Estadual da Serra do Padeiro também formou Aratiana Silva, que conquistou vaga no Bacharelado em Humanidades da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Desfile dos Caretas mantém acesa tradição no Carnaval de Itacaré || Fotos Maria Amália Martin
Tempo de leitura: 2 minutos

Reconhecido como patrimônio cultural e imaterial do povo itacareense pela Lei 385/2021, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, o Desfile dos Caretas mantém a tradição de levar alegria, fantasia, cores e a magia para o carnaval da cidade. Neste ano, por causa da pandemia, os caretas seguiram os protocolos de prevenção contra a Covid-19 e saíram em pequenos grupos, mantendo firme e viva a tradição do Carnaval de Itacaré.

Nessa tradição não há limites de idade e nem de alegria. Vestidos com fantasias coloridas e máscaras assustadoras, os caretas viraram marca do carnaval de Itacaré, uma cultura que atravessa gerações e é símbolo da maior festa popular da cidade. O prefeito Antônio de Anízio lembra que o Desfile dos Caretas faz parte da cultura e da história de Itacaré. “Nada mais justo que reconhecer definitivamente esse movimento como patrimônio da nossa gente”.

PROTOCOLO NA PANDEMIA

De acordo com a lei, o Desfile dos Caretas ocorrerá todos os anos no período carnavalesco. Para garantir cada vez mais essa tradição e proporcionar segurança e manter os protocolos contra a Covid-19, a Prefeitura de Itacaré, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, cadastrou todos os caretas que estariam participando do carnaval.

Foram cerca de 250 cadastrados, das mais diversas idades e bairros. Além de definir os horários e critérios das saídas dos caretas, esse ano as pessoas também precisaram atender ao protocolo de conduta sanitária a ser seguido durante a manifestação cultural, observando o distanciamento social, evitando aglomerações e grandes grupos de participantes, além do uso de álcool em gel.

Mestre Antônio ministra curso a partir desta terça-feira || Foto Ana Lee
Tempo de leitura: < 1 minuto

O maestro Antônio Mel está com novo projeto. Trata-se de “Técnica vocal para todos – aulas online para aprimoramento da voz cantada”. A iniciativa consiste em nove videoaulas gratuitas voltadas para cantores amadores e profissionais.

O lançamento será nesta terça-feira (1º de março), no canal do YouTube do ministrante. E, no dia 10, às 20h, será realizada uma live especial. O link estará disponível na bio do perfil do Instagram @maestroantoniomelo.

O maestro Antônio Melo afirma que o objetivo das videoaulas é proporcionar ao cantor a prática da execução vocal e o uso correto de todos os aparelhos (respiratório, fonador, articulador e ressonador) que compreendem a voz falada e cantada. “Por meio da live, vamos interagir com o público para tirar dúvidas e também abordar alguns mitos e verdades”, complementou.

O projeto “Técnica vocal para todos – aulas online para aprimoramento da voz cantada” é voltado, principalmente, a cantores populares, coralistas e professores ou profissionais da área de educação musical. O conteúdo também pode ser aproveitado por amadores e profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar na área vocal.

O projeto “Técnica vocal para todos – aulas online para aprimoramento da voz cantada” tem apoio financeiro do Estado da Bahia, via Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB), via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Antes da prisão, dupla tentou fugir dos policiais em uma moto || Foto 70ª CIPM
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais militares prenderam dois homens com uma arma na Avenida Esperança, em Ilhéus, na noite deste domingo (27). Segundo a 70ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), eles estavam em uma motocicleta e tentaram fugir da abordagem policial.

A guarnição alcançou a dupla ainda na zona norte da cidade. Ao revistar os suspeitos, os policiais encontraram um revólver calibre 38, além de munições e drogas.

Os homens, a moto e o material apreendido foram levados para a 7ª Coordenadoria da Polícia do Interior (Coorpin), no centro de Ilhéus.

Jovem morreu após colisão frontal de moto com carro || Foto do leitor
Tempo de leitura: < 1 minuto

Neste domingo (27), Daniel Santos de Moura, de 21 anos, morreu após a colisão da moto que conduzia em um carro na BA-262, no trecho entre os municípios de Itajuípe e Coaraci, no sul da Bahia. Ele foi socorrido e levado para o Hospital de Itajuípe, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), antes da batida, Daniel perdeu o controle da moto. Ele não tinha carteira de habilitação. Ainda conforme a PRE, o jovem voltava de uma festa onde teria consumido bebida alcoólica.

O motorista do carro é Rosevaldo Silva de Miranda, 71. Não há informações sobre o seu estado de saúde. O acidente foi registrado na 6ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna). Com informações do G1.

Sebrae promove atividades gratuitas de capacitação para empreendedores
Tempo de leitura: < 1 minuto

A unidade regional do Sebrae em Ilhéus abriu 600 vagas no programa de capacitação para empreendedores. Totalmente gratuita, a programação tem palestras, cursos, seminários e os encontros da Sexta da Oportunidade.

O roteiro de atividades é diverso, com seminários sobre gastronomia, exposição e oficina para artesãos, oficina de fotografia voltada para a venda de mercadorias e um encontro de donos de pequenos negócios do sul da Bahia.

Segundo o gerente regional adjunto do Sebrae, Michel Lima, o objetivo da iniciativa é qualificação e desenvolvimento de empreendedores, com ênfase no ganho de competitividade empresarial e na sustentabilidade dos negócios.

Interessados em participar devem fazer contato por meio do telefone 0800 570 0800.

Segundo PM, homem preso com drogas confessou participação em sequestro
Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipe da 72ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) prendeu suspeito de envolvimento em sequestro, na tarde deste sábado (26), em Maraú, no sul da Bahia.

Após uma denúncia, os policiais interceptaram o carro do suspeito na saída da BR-030. Segundo a PM, ele portava cocaína e maconha no momento da prisão.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, o homem confessou participação no sequestro de um idoso de 82 anos, ocorrido em janeiro passado, em Barra Grande. Também revelou que planejava sequestrar outra pessoa na Península de Maraú.

Os policiais levaram o homem e as drogas apreendidas para a 7ª Coordenadoria de Polícia do interior (Coorpin), em Ilhéus.