Desfile dos Caretas mantém acesa tradição no Carnaval de Itacaré || Fotos Maria Amália Martin
Tempo de leitura: 2 minutos

Reconhecido como patrimônio cultural e imaterial do povo itacareense pela Lei 385/2021, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, o Desfile dos Caretas mantém a tradição de levar alegria, fantasia, cores e a magia para o carnaval da cidade. Neste ano, por causa da pandemia, os caretas seguiram os protocolos de prevenção contra a Covid-19 e saíram em pequenos grupos, mantendo firme e viva a tradição do Carnaval de Itacaré.

Nessa tradição não há limites de idade e nem de alegria. Vestidos com fantasias coloridas e máscaras assustadoras, os caretas viraram marca do carnaval de Itacaré, uma cultura que atravessa gerações e é símbolo da maior festa popular da cidade. O prefeito Antônio de Anízio lembra que o Desfile dos Caretas faz parte da cultura e da história de Itacaré. “Nada mais justo que reconhecer definitivamente esse movimento como patrimônio da nossa gente”.

PROTOCOLO NA PANDEMIA

De acordo com a lei, o Desfile dos Caretas ocorrerá todos os anos no período carnavalesco. Para garantir cada vez mais essa tradição e proporcionar segurança e manter os protocolos contra a Covid-19, a Prefeitura de Itacaré, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, cadastrou todos os caretas que estariam participando do carnaval.

Foram cerca de 250 cadastrados, das mais diversas idades e bairros. Além de definir os horários e critérios das saídas dos caretas, esse ano as pessoas também precisaram atender ao protocolo de conduta sanitária a ser seguido durante a manifestação cultural, observando o distanciamento social, evitando aglomerações e grandes grupos de participantes, além do uso de álcool em gel.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.