Leão rompe com o PT, abraça Neto, foge de Bolsonaro e tenta colar em Lula || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

 

Entusiasta declarado do binômio Lula-Neto, o progressista quer o melhor dos dois mundos. Todavia, até onde se sabe, o nome de Lula para o Senado é o do senador Otto Alencar (PSD), que tentará a reeleição.

 

Thiago Dias

Na entrevista coletiva que concedeu nesta quinta-feira (17), ao lado de ACM Neto (UB), João Leão (PP) disse que sente “cheiro de vitória” exalando da pré-candidatura do recém-aliado. O vice-governador repetiu que Neto vencerá a eleição ao governo baiano no primeiro turno.

A ênfase dada ao favoritismo de Neto revela o quanto o “cheiro de vitória” pesou no rompimento do PP com a base do governador Rui Costa (PT).

O favoritismo de Lula na corrida presidencial também estimula o instinto político de Leão, que oficializou sua pré-candidatura ao Senado e reafirmou apoio ao petista na disputa do Palácio do Planalto.

A elasticidade tem propósito. Enquanto rompe com o PT baiano e convive tranquilamente com o apoio irrestrito do PP ao governo Bolsonaro, Leão vai apoiar Lula na Bahia, onde a rejeição ao presidente da República, principal adversário do petista, é altíssima.

Entusiasta declarado do binômio Lula-Neto, o progressista quer o melhor dos dois mundos. Todavia, até onde se sabe, o nome de Lula para o Senado é o do senador Otto Alencar (PSD), que tentará a reeleição.

Na mesma coletiva, Neto aproveitou o embalo e largou um truísmo. Segundo ele, sendo pré-candidato ao Governo da Bahia, não pode ser adversário de Lula, que disputará outro cargo.

O mesmo vale para os outros presidenciáveis, disse o ex-prefeito de Salvador, que, em 2018, apoiou Bolsonaro (PL) no segundo turno e, nos últimos anos, não manifestou incômodo com a participação considerável de parlamentares do DEM – partido extinto que presidiu até 2021 – na base do governo federal.

Diferente de Leão, Neto não declarou voto em Lula e resgatou o mantra de que um pleito estadual não é determinado pela eleição presidencial. Azarão recém-lançado no páreo, o pré-candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, tem outra visão sobre a influência de Lula na disputa baiana, certamente.

Thiago Dias é repórter e comentarista do PIMENTA.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *