Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria de Saúde de Itabuna publicou novo cronograma de vacinação contra Covid-19, gripe Influenza, caxumba, rubéola e sarampo. O público-alvo é dividido em grupos por idade e, em casos específicos, profissão.

A vacina contra Covid-19 está disponível para maiores de 12 anos nas unidades básicas de saúde e de saúde da família, com atendimento de segunda a quinta, das 8h às 11h e das 13h às16h. Quem deve receber a segunda dose da CoronaVac, Oxford ou Pfizer até 9 de abril já pode ser vacinado. O intervalo para a aplicação da terceira dose é de 4 meses após a segunda. Já a segunda dose da Janssen é aplicada nas pessoas que receberam a primeira há, pelo menos, 2 meses.

VACINAÇÃO INFANTIL

A imunização de crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19 será feita na sexta-feira (8), nas unidades de saúde, nos mesmos horários informados acima. Para a segunda dose, as crianças vacinadas com a CoronaVac devem esperar 28 dias a partir da aplicação da primeira. Já o público infantil vacinado com a Pfizer deve esperar 60 dias para receber a segunda dose.

No ato de vacinação, as crianças devem ser acompanhadas pelos pais ou responsáveis, que, além da documentação dos pequenos, devem portar documento pessoal com foto. No caso dos responsáveis, também é exigida autorização escrita emitida pelo pai ou pela mãe da criança.

A imunização das crianças com comorbidades deve ser antecedida por avaliação médica e relatório, que é exigido no ato. As doenças consideradas comorbidades são: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; doenças cardiovasculares; doenças cerebrovasculares; doença renal crônica; imunossuprimidos; hemoglobinopatias; obesidade mórbida; Síndrome de Down e cirrose hepática. O relatório médico também é exigido para a vacinação de crianças com deficiência.

CAMPANHA DA INFLUENZA E TRÍPLICE VIRAL 

Começam hoje (4) a vacinação contra Influenza (gripe) e a aplicação da vacina Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola). Nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, o atendimento ocorre simultaneamente à vacinação contra Covid-19, de segunda a quinta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Os dois primeiros grupos que receberão a vacina contra Influenza são os idosos com 80 anos ou mais e profissionais de saúde. Estes últimos também já estão aptos a receber a Tríplice Viral.

A Secretaria de Saúde dividiu os profissionais em grupos. O primeiro é formado por servidores das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental; Cerest; Cerpat; e Centro de Controle de Zoonoses, com atendimento nesta terça-feira (5), das 17h às 21h, no antigo F-Sesp.

Na quarta-feira (6), no mesmos horário e local, serão atendidos os servidos da UPA 24h, do Samu-192 e do Programa Melhor em Casa. O público-alvo da quinta-feira (7) é formado por agentes de endemias e motoristas da Secretaria de Saúde de Itabuna.

No sábado (9), o atendimento será das 9h às 13h, no antigo F-Sesp, para os profissionais do Cerdof, Prosi, Creadh, Cepron, Caps AD, Caps II (Adulto), Caps Infantil, Ambulatório Psicossocial, Pré-natal de alto risco, Policlínica Dois de Julho e demais trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *