Tempo de leitura: < 1 minuto

O trecho de 41 quilômetros da BR-251, que liga a zona sul de Ilhéus ao município de Buerarema, no sul da Bahia, foi aberto há cinquenta anos e nunca recebeu pavimentação asfáltica. Ao longo de décadas, comunidades que vivem às margens da rodovia reivindicam sua conclusão. Hoje (25), um novo protesto bloqueou a estrada na altura do Condomínio Sol e Mar.

Numa das faixas estendidas pelos manifestantes, lê-se pedido de socorro ao Ministério Público Federal e à Justiça Federal, referência à ação civil pública que, em 2011, cobrou que os governos federal e estadual colaborassem para a pavimentação da estrada. As duas esferas de gestão chegaram a assinar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em 2013, mas o serviço nunca foi iniciado.

A BR-251 dá acesso às comunidade de Santo Antônio, Coutos, Rio do Engenho, Santaninha, Aderno e outras. As más condições da estrada, agravadas pelas chuvas frequentes da região, dificultam o escoamento da produção agrícola, atrapalham comerciantes e prejudicam o descolamento de estudantes da zona rural.

 

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.