Tempo de leitura: 2 minutos

A direção da UniFTC Itabuna e prefeitos e secretários municipais do sul da Bahia firmaram, nesta quinta-feira (5), termo de cooperação técnica para implantação de novo curso de Medicina em Itabuna. Apesar de ser uma instituição privada de ensino, a universidade precisa da parceria com os municípios regionais para cumprir requisito do Ministério da Educação (MEC), explica o diretor-geral da UniFTC de Itabuna, Kaminsky Mello Cholodovskis.

“O MEC vai verificar todos os documentos, as parcerias e interações que nós temos com os municípios e vai validar o curso para que ele possa autorizar. E, quando autorizar, a gente vai incrementar cada vez mais a parceria com cada município, dentro do objetivo específico de cada um”, acrescentou. O termo de cooperação também beneficia os demais cursos da UniFTC.

CURSO DEVE SER INAUGURADO EM 2023, DIZ AUGUSTO CASTRO

Para o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), a expansão da rede de ensino superior reafirma a posição da cidade como polo educacional do sul da Bahia. “A [Uni]FTC se prepara aguardando a autorização do MEC. Os técnicos estarão vindo no mês de junho para conhecer os nossos equipamentos, hospitais, as nossas unidades, para que possamos ter aqui no ano que vem uma faculdade de Medicina que vai atender toda a Bahia”, antecipou.

A prefeita de Ibicaraí, Monalisa Tavares (UB), disse que a abertura do novo curso gera expectativa em toda a região, sobretudo nos municípios com poucos profissionais de saúde. “É sempre uma grande alegria. Nós que somos de cidade pequena, que sofremos com a falta de médicos, e graças a Deus está chegando esse curso para engrandecer ainda mais a saúde da nossa região”, concluiu a mandatária.

O presidente da Amurc e prefeito de Buerarema, Vinícius Ibrann (UB), disse que a entidade municipalista cumpre seu papel de auxílio ao desenvolvimento regional e exaltou o trabalho em conjunto dos municípios associados. “Uma região fortalecida é sinal de política públicas mais eficientes entregues à nossa comunidade”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *