Tempo de leitura: 2 minutos

A atuação das equipes do 4º Grupamento de Bombeiros Militar, por meio do projeto Bombeiro Amigo do Peito, tem ajudado a manter o estoque mínimo de leite no Banco de Leite Humano do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna. São os bombeiros que fazem a coleta nas casas das doadoras. A visita é feita uma vez por semana.

Encarregado em coordenar o projeto em Itabuna, o comandante do 4º GBM, tenente-coronel Manfredo Silva Santana, explica que, por meio da parceria, foram desenvolvidas rotas para a coleta do leite nos endereços das mamães que têm o desejo de fazer a doação. “Também ensinamos a forma, manejo e precauções que elas devem ter no momento da extração do alimento”, afirma o oficial.

A atividade itinerante dos bombeiros resultou na doação de 24,9 litros do alimento infantil, nos cinco primeiros meses do ano, entregues por 66 itabunenses. “Estamos lado a lado com essas mamães e pedimos que, as que tiverem o desejo de ajudar na campanha, contem conosco”, diz. Nesta quinta-feira (19), é celebrado o Dia Mundial da Doadora de Leite.

EXEMPLO PARA O BRASIL

O empenho da unidade durante a iniciativa foi elogiado pelo coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano e do Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano (IberBLH), João Aprígio Guerra de Almeida.

“Agradeço a toda a corporação pelo brilhante trabalho que desenvolve em apoio a esta rede, que, certamente, é um exemplo para todo o Brasil. Que exemplos de trabalho de tanto êxito como este possam ser espalhados por todo o país”, contou em um vídeo enviado para a unidade.

As interessadas em apoiar o projeto podem entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Manoel Novaes pelo 73 3214-4346. O leite deve ser doado em potes de vidro com tampa plástica (tipo os de café solúvel) e estar congelado. Os vasilhames são fornecidos pelo Banco de Leite.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *