Tempo de leitura: 2 minutos

A baixa procura por vacina contra o sarampo nas Unidades Básicas e de Saúde da Família está preocupando as autoridades de saúde de Itabuna. O município do sul da Bahia registrou menos de 30% de imunização em crianças, principal público alvo da campanha. O aparecimento de possíveis casos da doença também tem deixado Itabuna em situação de alerta.

A coordenadora da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Britto, alerta quanto mais pessoas deixam de se vacinar, maiores os riscos do vírus voltar à ativa. Ela afirma que dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que só nos dois primeiros meses deste ano os casos da doença aumentaram em quase 80% em todo o mundo ante o mesmo período do ano passado.

“É preocupante, porque o sarampo é uma doença infectocontagiosa e que pode ser prevenida com a vacina”, reforça. A coordenada da Rede de Frio acrescenta que a doença enfraquece o sistema imunológico e deixa o paciente mais suscetível a outros tipos de doenças, como pneumonia e diarreia, meses depois da infecção.

CAMPANHA

Camila Brito lembra que o Ministério da Saúde já tem uma campanha para atender os trabalhadores da saúde, como um público específico e crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos para corrigir essas lacunas vacinais.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o imunizante em todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família. A dose gratuita pode ser aplicada de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

“É preciso que pais ou responsáveis se conscientizem sobre a importância da segunda dose de reforço da tríplice viral, que protege não apenas do sarampo, mas também de caxumba e rubéola. Só assim será possível garantir o aumento do anticorpo e a eliminação do vírus em circulação em nosso município”, conclui.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *