Tempo de leitura: 2 minutos

O aumento de casos de infecção de crianças pelo Vírus Sincicial tem gerado fila de espera por internação em unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, sul da Bahia. A médica pediátrica Fabiane Chávez, diretora técnica da unidade mantida pela Santa Casa de Itabuna, explica que a doença ataca crianças de até dois anos de idade.

Na última quinta-feira (19), das quatro crianças à espera de vaga em UTI, três foram diagnosticadas com o vírus respiratório, que infecciona os brônquios, estruturas responsáveis por levar o ar aos pulmões.

A médica observa que a maior quantidade de atendimentos a pacientes com sintomas do Vírus Sincicial ocorre no período de março a agosto, mas, neste ano, o número de casos tem sido superior ao de anos anteriores. “A falta de vagas não ocorre somente na nossa unidade, mas em todo o estado da Bahia”, acrescenta.

A situação é crítica, segundo Fabiane Chávez, porque o Hospital Manoel Novaes não atende apenas moradores de Itabuna e municípios circunvizinhos, mas também pacientes do extremo-sul, baixo-sul e sudoeste da Bahia. Além disso, a unidade recebe pacientes graves com diferentes enfermidades, não apenas vítimas de doenças respiratórias. “A criança acometida pelo Vírus Sincicial tem de ficar isolada das demais para evitar a transmissão”, esclarece.

SINTOMAS COMUNS

Os principais sintomas da doença são febre e dificuldade de respirar. O paciente demora um pouco de apresentar melhoras no quadro de saúde, porque o ciclo do vírus dura de 7 a 10 dias, mas a respiração acelerada pode perdurar por três meses. “É bom que se diga que não existe remédio específico para livrar, de imediato, o paciente do vírus. Por isso, vamos tratando os sintomas. Esse tratamento, basicamente, consiste em hidratação e medidas de suporte, com oxigênio. Não podemos medicar esses pacientes com antibióticos”, alerta a diretora técnica do Manoel Novaes.

Fabiane Chávez afirma que a situação é mais preocupante no caso dos bebês prematuros, porque não se deve colocar paciente acometido com bronquiolite no mesmo espaço dos demais internados na UTI Neonatal. “A bronquiolite é letal para os prematuros e os cardiopatas. Por isso, precisamos providenciar um leito de isolamento para esse tipo de paciente”.

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é das principais causas de infecções das vias respiratórias e pulmões em recém-nascidos e crianças pequenas. Além dele, a bronquiolite pode ser causada pela Gripe Influenza ou adenovírus.

Segundo especialistas, o contágio do Sincicial ocorre com mais facilidade nos primeiros dias de infecção. A incubação do vírus dura de 2 a 8 dias. A maior quantidade de casos ocorre no período de inverno e no início da primavera.

A maioria das crianças acometidas pelo Vírus Sincicial apresenta sintomas respiratórios leves ou moderados, informa Fabiane Chávez. “Tanto é que temos várias crianças se recuperando em apartamentos e enfermarias, sem necessidade de internação em leito de UTI, mas temos observado um aumento no número de pedidos de vaga para internação”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *