Tempo de leitura: < 1 minuto

O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, confirmou presença no ato simbólico de integração da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) à Rede GigaSul, nesta quarta-feira (17), às 9h30min, no Campus Soane Nazaré de Andrade. A rede fornecerá internet de alta velocidade a instituições de ensino e pesquisa do sul da Bahia.

Lançada em 2010, pela Uesc, a Rede GigaSul envolverá também a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); a Ceplac; o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA); o IFBaiano; as prefeituras de Itabuna, Ilhéus e Uruçuca; o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (Cepedi); e a Associação dos Municípios do Sul, Sudoeste e Extremo-Sul da Bahia (Amurc), além de outras unidades de educação e saúde.

Professor da Uesc e coordenador da GigaSul, Gesil Segundo explica que a implantação da rede de fibra óptica começou no início desde 2022, e a visita do ministro Paulo Alvim coincide com o momento em que o trabalho chega à etapa de interligação das instituições envolvidas.

“Concomitantemente, a rede estará sendo conectada ao Ponto de Presença (PoP) da RNP, em Salvador, interligando a GigaSul com 100Gbps”, acrescentou Gesil.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.