Bruno Sitta, arquiteto da Prefeitura de Ilhéus, dá detalhes de projeto da nova orla sul || Imagens Papo de Aviação e PMI
Tempo de leitura: 2 minutos

O arquiteto Bruno Sitta afirmou que a nova orla sul de Ilhéus não vai dever nada aos maiores centros turísticos do Brasil. Coordenador de projetos do município, ele disse ao PIMENTA que a cidade está prestes a realizar um sonho coletivo embalado há três décadas.

A concepção do projeto da nova orla coube à Prefeitura de Ilhéus e o investimento será do Governo da Bahia. Nesta semana, ele foi apresentado à Associação dos Cabaneiros. “O prefeito Mário Alexandre foi bastante elogiado pelos cabaneiros, inclusive por pessoas que já participaram de outros governos [municipais]. Eles pontuaram que será uma intervenção que Ilhéus busca há trinta anos. A gente está conseguindo tirar esse sonho do papel”, relatou Bruno Sitta.

A pedido do PIMENTA, o arquiteto explicou as principais intervenções que serão feitas do trecho contemplado, que começa no trevo da Ceplus e termina logo após o Condomínio Brisas do Mar, no quilômetro 4 da Ilhéus-Olivença (BA-001), abrangendo área de 120.000m².

A urbanização seguirá as diretrizes do Projeto Orla, ao qual Ilhéus aderiu ainda em 2008. “O fundamental é que a Praia dos Milionários vai ser transformada em uma orla [urbanizada], como as dos grandes centros turísticos do país”, assegura Bruno.

O trecho de 3,5 quilômetros da BA-001 será duplicado. No lado da praia, serão construídas praças esportivas e de lazer infantil, além de banheiros públicos e postos de salva-vidas. Para atender aos requisitos da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), as cabanas serão reconstruídas a partir de um modelo padrão, respeitando distância suficiente para garantir a independência de cada estabelecimento.

SEGURANÇA E ACESSBILIDADE

Intervenções vão priorizar acessibilidade e segurança, garante Bruno

Inaugurado em 2020, o primeiro trecho duplicado da BA-001 mudou a cara da zona sul de Ilhéus, mas priorizou o tráfego de veículos motorizados em detrimento de pedestres e ciclistas. Na próxima intervenção, mesmo com a pista duplicada, essa lógica será invertida, segundo o arquiteto. “Tudo foi pensado para priorizar o pedestre”.

“Um dos principais itens do projeto, que é um fator de redução da velocidade, é a lombofaixa, que dá prioridade aos pedestres. [A orla terá] passeios largos, para que as pessoas não precisem usar a pista, e o canteiro central será maior do que o da primeira duplicação, com 1,5m [de largura]”, acrescentou.

Todo a intervenção será organizada para garantir acessibilidade às pessoas, reafirmou Bruno Sitta. Os cadeirantes terão rampas de acesso à faixa de areia. Já os banheiros públicos e os postos de salva-vidas vão proporcionar salubridade e segurança, respectivamente. Toda a infraestrutura, conclui o arquiteto, será erguida sobre um sistema de drenagem robusto, capaz de dar vazão à água da chuva mesmo durante temporais.

O projeto da nova orla condensou estudos iniciados em 2019 e intensificados em fevereiro de 2022. O PIMENTA quis saber o cronograma das obras. Bruno explicou que essa informação só estará disponível quando o governador Rui Costa (PT) assinar a ordem de serviço. A data da solenidade ainda não foi marcada. Confira, abaixo, um vídeo-animação do projeto.

55 respostas

    1. Este novo planejameto da orla vai demorar. Pois nas últimas duas vezes que fui passar féria em Ilheús, quase chorei de raiva por ver o abandono da Praia dos Milionários. Compete a Prefeitura fiscalizar aquelas cabanas que nem deveriam ter alvarás de funcionamento. Uma vergonha que pasei ao levar amigos da região sul para conhecer minha cidade natal Ilhéus. Há 30 anos atrás ela era mais charmosa e bem cuidada, hoje retrocedeu muito. Que este sonho vire realidade.

    2. Contanto que não faça a mesma merd@ de cortar as amendoeiras e tirar a casa das maritacas …que tbm fazem parte da beleza da avenida soares Lopes. Se é para fazer que faça direito e não de qualquer jeito usando também material vagab, pra fazer o asfalto, o paralelepípedo e etc né ? Vamos esperar deitados.

  1. Projeto pra orla norte não tem!!! Muito mais bonita, sem esgoto na praia.. sera pq? Só mora a ralé de ios?

  2. A animação tá linda, mas qual a parte caberá a prefeitura municipal de ilheus fazer? Essa parte eu sei que não vai ser concluída!!! A animação da ponte estaiada ficou massa …a parte que coube a prefeitura de ilhéus fazer foi o estacionamento, mas e até hoje os carros ficam no barro. Nem a iluminação da ponte o prefeito cuida imagina o resto!!!

  3. O grande problema será a manutenção, igual a obra da ponte nova. Já tá queimando , enferrujando, etc.
    Ilhéus precisa de um gestor sério , formado em administração pública e que goste de Ilhéus.

    ILHÉUS PRA SER TERRA DE GABRIELA TEM QUE TOMAR BANHO E PENTEAR. Dizia meu amigo Mario Pessoa, Eng.Agronomo já falecido.

    Tenho dito …

  4. Parabéns sr.prefeito,faça o melhor pels zona sul,qto a maré na zona norte esta destruindo nossos patrimônio, tirando o pão de cada ,por causa do poder público q não tá uma providência, ou o poder público é cego e surdo,para deixar q tudo isso aconteça, vai meus parabéns pra vc poder público, qto a nós da zona norte não somos eleitores.

  5. Bom dia
    Realmente será um sonho, irá valorizar nossa cidade.. todos os dias estou passando por toda essa localidade e vale a pena lembra que existe outros pontos que é necessário está cuidando, tipo, o antigo parque de exposições que está abandonada, Olivença está horrível, e a estrada misericórdia e também já está na hora de ter passarelas para os pedestres super importante isso, quantas vidas teremos que perder mais? Sucesso no projeto

  6. De novo, assim como no projeto já “finalizado”, não vi contemplação da cobertura dos pontos de ônibus. No meu ver o básico e mínimo em um projeto urbano é o favorecimento a acessibilidade, o que inclui os cadeirantes e outras necessidades especiais em como a priorização dos pedestres e usuários do transporte público.
    No vídeo não se vê acesso a praia para cadeirantes e PCD, não se ver coberturas nos pontos de ônibus, faixa de pedestres elevada, afinal sabemos que é um trecho de alto fluxo no verão.
    E mais uma vez o princípio da isonomia não foi contemplado!

  7. Eu trabalho viajando o país inteiro passo por cidades com menos de 50 mil habitantes e existe passarela lá pra dar segurança aos pedestres só em Ilhéus existe vias duplicadas sem passarelas isso é uma vergonha pro município que tá batendo recordes de ocorrências de óbitos .

  8. Eliminar os esgotos a céu aberto na zona sul deveria ser prioridade, o turismo de ilhéus vem crescendo a cada ano e a poluição das praia sendo uma vergonha. É assustador o esgoto do condomínio costa azul poluindo a praia mais famosa da cidade.

  9. Ora, ora, ora, mais uma promessa para os esperançosos ilheenses, cadê o shopping ???????? E principalmente, cadê os pontos de parada de ônibus HUMANIZADOS do trecho duplicado????? Desde 2020 o pedestre fica no sol ou na chuva, mesmo em frente a uma UPA, e agora : MAIS PROMESSAS, vote que eu farei, povo brasileiro que sofre com isso.

  10. Na verdade, ouço isso há muitos anos. Espero que dessa vez se concretize. Ilhéus é uma cidade de beleza rara. A natureza é seu arquiteto
    Todos os gestores que aqui passaram nada fizeram. Sou forasteiro, mas amo essa Ilhéus. Já estou aqui à mais de trinta anos. Espero que saia dessa vez!

    1. Mais uma histórinha de promessas antes de uma eleição. Se nem a parte da ponte ou a manutenção de lâmpadas tem capacidade de cuidar.
      Esperam que eu e a população acredite?
      Não vai ter meu voto!

  11. Boa tarde!
    Importante o projeto ser contemplado com rede de esgoto para que tenhamos praias limpas.

  12. E A AVENIDA SOARES LOPES??? CONTINUARA SÓ CRESCENDO MATO??? COM MUITO MAIS TERRENO PRA APROVEITAR DO QUE A ZONA SUL E MUITO ESPAÇO PRA OPORTUNIDADES PRA TODO MUNDO!!!ESTÃO RESUMINDO A CIDADE A ZONA SUL E ESTÃO ESQUECENDO A ZONA NORTE E CENTRO

  13. Bom dia engraçado esse prefeito faz tanto projeto pra zona sul e a zona norte nada, estar se acabando a água invadindo a pista que dar acesso a Itacaré ele é um brincante não e só a zona sul que dá voto a ele. Olhe para a zona norte prefeito

  14. Seria excelente se começassem com a engenharia de tráfego, consertando os deslizes na nova rodovia com a colocação de semáforo e maior fiscalização…a vida deve ser preservada em primeiro lugar! Os acidentes com mortes e o perigo desta rodovia precisam urgentemente de políticas públicas.

  15. Tem que ser feito algo igual ou muito parecido com a Orla de Aracaju principalmente na Avenida Soares Lopes, pois a mesma já é bem parecida com Aracaju. Precisamos de mais entretenimentos para as crianças, os adolescente, jovens e idosos .E são tem de bom a.praca da Irene, que nos finais de semana lota, e olha que sou de Itabuna mas sou sempre por lá.

  16. O pior de todas as obras qua o governo estadual está fazendo em benefício à cidade de Ilhéus (que é uma dos interiores mais visto no estado), uma grande parte dos ilheences vota e apoia ao contrário. Lamentável tanta ignorância política.

  17. 👏👏👏 Excelente trabalho! Sonhamos com isso há anos!!
    Mas não podem esquecer da Soares Lopes e entorno da ponte que estão abandonados. Sem contar a zona norte, com aquele problema crônico causado pelo avanço do mar, que está destruindo casas e pousadas naquela área. Zona norte também precisa de cuidados!!

  18. AUTORIDADES MUNICIPAIS E ESTADUAIS
    E A ZONA NORTE ❓❓❓ TAMBÉM PRECISA MUITO DO MESMO CUIDADO E ATENÇÃO DE VOCÊS QUE A ZONA SUL POIS OS MAIORES INVESTIMENTOS PARA GERAR UM AMPLO DESENVOLVIMENTO PARA NOSSA REGIÃO ESTA NOS ENDEREÇOS DA ZONA NORTE DE ILHÉUS
    LEMBREM-SE DISSO GRATIDÃO

  19. Ano de eleições e as promessas da prefeitura e governo do estado continuam. Projeto lindo, mas Ilhéus vive de maquetes e projetos, já estou acostumada. A Av. Soares Lopes no centro da cidade é uma vergonha, a central de abastecimentos um nojo, se Ilhéus tivesse um órgão da saúde pública que funcionasse já teria interditado. Ficam só nas promessas, quando fazem alguma obra é sem qualidade, a cidade está abandonada. Triste realidade, nasci aqui, morei fora por anos e voltei, continuam os mesmos problemas e promessas. Os ilheenses precisam acordar e ter mais amor por esta cidade tão linda.

  20. Bom dia
    Lindo projeto bom se virasse verdade pois com esses governantes tivemos e temos acho déficio virá realidade.
    Veja nosso transportes coletivo não está comprindo o contrato pra rodar todas frotas
    Os governantes não faz nada. Prefeito e vereadores todos submissos a empresas.

  21. Enquanto a nova ponte era construída soltaram no youtube um projeto muito legal para revitalizar a Soares Lopes… ciclovias, áreas de lazer, quiosques, estacionamentos, arborização e até uma passarela na frente da catedral… a ponte foi entregue e a revitalização nem se fala mais.

  22. Uma pena ser só o projeto, foi igual o “projeto” da ponte Jorge amado, que nele tinha vários quiosques , estacionamentos , praças de alimentação , ciclovias , entre outros … Só ficou pronto , a Ponte , dps de uns 10 anos

  23. Época de eleições se promete tudo, vários projetos foram feitos para a Av. Soares Lopes,só ficou no papel. Prá eles é fácil enganar o povo.

  24. Projeto caça voto para o PT, governo em fim de mandato assinando OS, ninguém acredita nesses malandros.
    Cadê a duplicação da pista de ilhéus para Itabuna prometida por esses elementos que nunca saiu do papel.

    Em Conceição do Jacuípe governo do PT mandou suspender obras de recuperação da estrada até Irará, mas foi suspensa porque a prefeita Yoshida apoiou outro candidato ao o governo.

    Triste Bahia

  25. Espero que este projeto melhore a estrada mesmo que está cheia de buracos de Ilhéus até olivenca

  26. Bom dia
    Essa obra está certissima, faço um desafio ao prefeito Marão, começe essa obra de olivença pra ilheus.

  27. Começar essa obra de olivença para ilheus.
    Depois fazer obra na av ubaitaba até a Barra, iguape, e praia do norte.

  28. Só rindo kkkkkkk o primeiro a não abrir os olhos para muita coisa que tem ser feita em Ilhéus

  29. De que adianta ter uma orla como a dos grandes centros turísticos, se nem se quer tem investimento em turismo? Acredito que ngm vai sair de seus respectivos estados ou até mesmo cidade para vim ver uma ponte de 800m ilunimada, acorda prefeitura aprende a ganhar dinheiro.

  30. Na zona norte que ninguém vê nada, tá um abandono um.descaso, aqui mesmo na AVENIDA JOAO ALFREDO AMORIM DE ALMEIDA, na rua da VILA MILITAR DO EXÉRCITO no bairro Barra, um lugar que existe a muitos anos, não fazem nada, bairros que nasceram bem depois já estão todo asfaltado e aqui nem a máquina passam, quando chove uma lama terrível e quando o tempo tá seco eh a poeira que acaba com tudo. Triste realidade do lado norte. PQ SERÁ HEIN??

  31. Oi,esse projeto poderia ser na avenida soares lopes está precisando de uma orla bonita,ali é o coração da cidade de Ilhéus,pense nisso.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.