Otto, Jerônimo, Marão e Rui em gravação de programa eleitoral || Reprodução
Tempo de leitura: 5 minutos

O prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), acredita que o candidato a governador pelo PT, Jerônimo Rodrigues, tem o reconhecimento dos eleitores sul-baianos à medida em que se torna mais conhecido como o candidato de Rui Costa, Jaques Wagner e Lula ao Governo da Bahia.

Segundo o prefeito de Ilhéus, os governos dos petistas no estado foram os que mais investiram em todas as áreas. Ele citou como exemplo a construção da BA-649. “Ninguém acreditava”, disse Marão à coluna Arriba Saia, do PIMENTA. “Tenho certeza que o povo da nossa região entende que o melhor nome é Jerônimo.

SOANE

Soane discursa em ato de sua candidatura a deputado estadual

A pedido da coluna, o prefeito também falou sobre as expectativas em torno da candidatura da primeira-dama e ex-secretária municipal Soane Galvão (PSB) a deputada estadual. “Soane é a representante da região”, iniciou Mário Alexandre. “O nome de Soane está sendo apresentado e a gente tem ficado muito feliz com a recepção, por ser mulher e por ser de Ilhéus, de Itabuna, de toda a região”.

SUCESSÃO

Jerbson, André e Bebeto: prefeituráveis do grupo de Marão

Reeleito com 37.290 votos em 2020, Mário Alexandre lidera coalizão ampla – e cheia de lideranças que desejam o apoio do prefeito para a disputa de sua sucessão em 2024. Como exemplo, na conversa com ele, citamos o vice-prefeito Bebeto Galvão (PSB) e o presidente da Câmara de Vereadores, Jerbson Moraes (PSD), e pedimos um terceiro nome a Marão.

– Tem muitos nomes. Jerbson tem vontade. O Bebeto não me falou ainda. Tem o secretário de Saúde [André Cezário] – respondeu.

SUCESSÃO 2

Marão ponderou que o debate sobre as eleições de 2024 vai depender dos rumos do pleito deste ano. “A gente tem que passar primeiro a eleição, que é a eleição de uma representatividade forte da região, com Soane, Paulo Magalhães, que é o nosso deputado federal, Jerônimo, Otto [Alencar] e o Lula”, disse. Para ele, se permanecer unido, o grupo terá maior chance de fazer seu sucessor.

SUCESSÃO 3

Não mencionado pelo prefeito, o secretário de Gestão de Ilhéus, Bento Lima, nutriria o desejo de ser escolhido representante do grupo no pleito de 2024, segundo uma fonte privilegiada da coluna. No entanto, o próprio secretário nunca falou publicamente sobre tal pretensão, se é que ela existe. Outra fonte ouvida pelo site afirma que Bento não deseja a indicação como candidato a prefeito. “Não procede”, resumiu.

AFAGO

Marão rasga elogios a Bebeto: “leal, honesto…”

Bebeto e Mário Alexandre foram adversários em 2016 e se uniram em 2020. Sobre o vice, Marão é só elogios:

– Bebeto é uma figura. Um homem leal, honesto, um cara muito ligado, sabe mexer com política, conhece a hierarquia, sabe se meter na hora certa, tem uma experiência grande, tem me ajudado na articulação em Brasília, em Salvador. Para a gente, está sendo um ganho.

ILHÉUS X ITABUNA 

Marão ainda respondeu a uma provocação da coluna quanto às disputas históricas entre ilheenses e itabunenses, que agora foi atualizada para “quem recebe mais investimentos” do governo estadual. “[O ciúme] Já foi maior, mas a minha luta é para fazer a união. Meu sonho é a nossa Ilhéus-Itabuna ter um nome só, porque fortalece e é bom para todos nós”, revelou.

SEM REGIÃO METROPOLITANA

Nesse instante, Marão emitiu uma opinião que é compartilhada por quem conhece os critérios para criação de uma região metropolitana. “A gente tem trabalhando em cima da aglomeração (conurbação), porque, acho, não há quantidade de pessoas (população e municípios) para [criação da] Região Metropolitana”, acrescentou.

______

O VOTO LULA-NETO…

ACM Neto durante ato de campanha em Conceição do Coité

ACM Neto (UB) divulgou vídeo onde aparece afirmando aos eleitores que é possível eleger o presidente da República de um partido e o governador de outro, pois o voto é “livre”. Só faltou fazer o L.

…CONTRA A TRANSFERÊNCIA DIRETA

Se tem uma mensagem massificada pela campanha de Neto, é a de que ele foi bem-sucedido à frente da Prefeitura de Salvador tendo adversários políticos nas demais esferas de governo e que, portanto, poderia repetir o feito no Palácio de Ondina. A ideia é tentar diminuir a transferência de votos de Lula para Jerônimo, tendência captada com mais força pelas últimas pesquisas eleitorais na Bahia.
______

AVISO REFORÇADO

Publicação de Geddel Vieira Lima no Instagram

Geddel Vieira Lima voltou a dizer que não aceitará nenhuma tentativa de cerceamento dos seus direitos para além da esfera jurídica.

– Não fui condenado ao silêncio ou a deixar a vida. […] Para os que me conhecem pouco, deixo claro que porradaria nunca me intimidou. Só peço que não se zanguem ou se ofendam ou se vitimizem com o retorno – escreveu o ex-ministro, dirigindo-se a detratores sem nomeá-los.

______

Capitão Azevedo aparece correndo em vídeos de campanha

CORRA, CAPITÃO, CORRA

O ex-prefeito de Itabuna Capitão Azevedo, candidato a deputado federal pelo PDT, tem aparecido correndo em seus vídeos de campanha. As peças lembram – ainda que de longe – as montagens nas quais Luva de Pedreiro, o influenciador digital baiano, corre em disparada, superando obstáculos como cercas e muros. Confira.

_______

NAS MÃOS ADVERSÁRIAS

A modernização da feira livre do São Caetano é das “Meninas dos Olhos” do prefeito Augusto Castro.

O gestor definiu o delegado e secretário de Segurança e Ordem Pública, Humberto Matos, para dialogar com feirantes e pilotar o projeto, que recebeu R$ 12 milhões do Governo do Estado.

Detalhe: a verba é oriunda do governo petista, mas quem comanda a ação é cabo eleitoral declarado de ACM Neto.

Atualizada às 20h04min.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.