Carlos Pereira, ex-militante do PCB, defende voto em Lula neste domingo (2) || Foto Ricardo Stuckert
Tempo de leitura: 2 minutos

“Haveria grande simbolismo numa retirada da candidatura do PCB em apoio a Lula, sem perder a sua independência de classe, ideológica e política, com a preservação de seu programa e de suas bandeiras”.

Carlos Pereira Neto Siuffo

Passei um terço de minha vida no antigo Partido Comunista Brasileiro (PCB) – e isso dá muito tempo. Sofri muito com o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), da qual era crítico e, por isso, fui chamado de eurocomunista. Não fui para o PPS em 1992 nem fiquei com os que reorganizaram o partido, mas costumo dizer que nunca saí e que carrego o Partidão dentro de mim.

Tenho imensa simpatia pelo atual PCB. Não digo que sou “companheiro de viagem”. Sou mais do que isso. Dou sempre o meu apoio, mesmo quando não concordo com algumas posições, mas não sou organizado nele.

Sofia Manzano é excelente quadro e, de igual modo, candidata à presidência. Levanta questões cruciais para a classe trabalhadora e o povo, apesar da imensa censura dos meios mediáticos burgueses. Repercute pouco, porém é importante. É uma semente para o futuro e a luta contínua.

A eleição que temos hoje, com toda a sua atipicidade, sobretudo a quase inexistente mobilização no campo popular, a parecer aquelas calmarias sombrias que antecedem os tsunamis, é a mais importante depois da chamada redemocratização. A maioria do povo está silente, sorumbático e contra o que está aí.

Não é uma eleição qualquer. Com muitas irregularidades e chantagens,  a disputa é marcada por uma extrema-direita organizada, mobilizada, violenta e armada. Hoje, o Brasil tem um governo militar, neoliberal, antidemocrático, antinacional – totalmente entreguista- e contra direitos sociais. Bolsonaro é o útil cavalo de Tróia.

Uma vitória de Lula em primeiro turno pode vir a ser um fato importante para o despertar das massas, chamadas às ruas para defender o seu presidente eleito. A história está cheia de episódios que despertaram e mobilizaram as classes populares.

No entanto, as candidaturas de PCB, UP e PSTU não podem ser responsabilizadas caso Lula não vença no primeiro turno. Inicialmente, porque não terão muitos votos. Creio que não chegarão a 500 mil, juntas.

Depois, porque a própria linha de campanha lulista, pouco mobilizadora, focada no centro em face das alianças, sem assumir claramente bandeiras que apelem aos interesses populares, é que terá o seu peso da responsabilidade, ainda que as últimas propagandas da campanha tenham radicalizado no confronto com o governo do inominável.

A vitória no primeiro turno é uma possibilidade e tudo deve ser feito para isso – seria um tento para as forças populares. Desse modo, dentro da realidade concreta da luta de classes, na real polarização existente contra o fascismo, haveria grande simbolismo numa retirada da candidatura do PCB em apoio a Lula, sem perder a sua independência de classe, ideológica e política, com a preservação de seu programa e de suas bandeiras.

Luta que segue!

Carlos Pereira Neto Siuffo é professor de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Uma resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *