Campanha de incentivo à doação de órgãos é lançada pelo Ministério da Saúde|| Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério da Saúde lançou, nesta terça-feira (27), a Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos de 2022. O objetivo é incentivar a população sobre a importância da doação de órgãos e os profissionais de saúde que lidam com essa situação delicada para as famílias e são agentes importantes para essa conscientização.

O Brasil tem o maior programa público de transplantes do mundo por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Lançada no Dia Nacional da Doação de Órgãos, a campanha também mostra a importância de conversar e manifestar o desejo da doação para os familiares, que serão os responsáveis pela decisão.

Atualmente, mais de 59 mil pessoas estão na fila esperando por um órgão. Só em 2022, em média, mais de 45% das famílias não concordaram com a doação.

TRANSPARÊNCIA

Hoje, o Ministério da Saúde também apresentou uma ferramenta de avaliação e visualização de dados referente ao cenário atual da lista de espera e dos transplantes de órgãos realizados em 2022, com objetivo de promover maior conscientização e também apoio a decisões sobre a doação de órgãos e medula óssea pelos gestores do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

Os painéis contêm informações de lista de espera e de transplantes de órgãos e medula óssea realizados durante o ano, até o momento, com atualização semanal. Com as informações da lista de espera, o público visualizará a quantidade de pessoas que aguardam por um órgão para o transplante na última data de compilação dos dados. No painel, é possível visualizar a quantidade de pacientes aguardando pelo tipo de órgão e modalidade de transplante.

O Brasil é o segundo país do mundo que mais realiza transplantes, que é garantido a toda a população por meio do SUS. Em 2021, foram feitos cerca de 23,5 mil procedimentos, desse total, cerca de 4,8 mil foram transplantes de rim, 2 mil de fígado, 334 de coração e 84 de pulmão, entre outros. O país tem mais de 600 hospitais de transplantes autorizados.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *