Tonho de Anízio considera a votação reconhecimento ao trabalho da equipe e do governo Rui Costa || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito Antônio Damasceno, Tonho de Anízio (PT), mostrou sua fortaleza de votos no primeiro turno das eleições gerais de 2022. Os candidatos apoiados pelo petista foram os que melhor se saíram nas urnas em 2 de outubro na paradisíaca Itacaré. Os percentuais são superiores à média obtida em comparativo com outros municípios do sul da Bahia.

O ex-presidente Lula (PT) obteve 72,38% dos votos no município contra 24,09 do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). Os percentuais consideram os votos brancos e nulos. No placar absoluto, 9.733 votos contra 3.239.

Também se dependesse de Itacaré, não haveria segundo turno na disputa ao governo da Bahia. Por lá, Jerônimo Rodrigues (PT) reinou soberano, obtendo 64,66% dos votos. ACM Neto (UB) ficou com 24,42%.
Na corrida ao Senado Federal em Itacaré, a votação obtida por Otto Alencar (PSD) quase se assemelha à de Lula. O senador reeleito ficou com 70,1% dos votos. Segunda colocada, Raíssa Soares (PL) teve 16,4% dos votos.

ELEIÇÕES PROPORCIONAIS

A fortaleza de Tonho de Anízio fica ainda mais evidente quando analisada a corrida por vagas na Assembleia Legislativa. Candidato do prefeito de Itacaré, Rosemberg Pinto (PT) obteve quase 50% dos votos dados aos deputados no município. Exatamente 46,96% dos votos. Foi a maior votação obtida em um município pelo líder do governo na Assembleia Legislativa e deputado reeleito. Em números absolutos, 6.060 votos.

Na disputa por vagas na Câmara dos Deputados, os cinco mais votos em Itacaré tiveram apoio do prefeito Tonho de Anízio – Neto Carletto (PP), Alice Portugal (PCdoB), Márcio Marinho (Rep), Jorge Solla (PT) e Paulo Magalhães (PSD). E todos fizeram dobradinha, no município, com o deputado estadual e candidato à reeleição Rosemberg Pinto.

RECONHECIMENTO

Ao PIMENTA, o prefeito Tonho de Anízio diz vê os resultados das urnas no município como reconhecimento da população ao trabalho da equipe do município e atuação do governo baiano em Itacaré. “São muitas obras tocadas pelo município e pelo estado. Rui Costa foi o melhor governador da Bahia e investiu muito em Itacaré. É um reconhecimento da população à gestão”, avalia Tonho.

O trabalho agora é para ampliar a votação em 30 de outubro. Nesta manhã de quinta-feira (6), o prefeito está reunido com colegas gestores municipais e com o governador Rui Costa para traçar estratégias para o segundo turno, quando os baianos voltam às urnas para definir o novo governador da Bahia e o futuro presidente da República.

2 respostas

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *