Limpeza e desobstrução da rede pluvial asseguram drenagem eficaz, avalia Siurb
Tempo de leitura: 2 minutos

Os estragos causados pela chuva que atingiu Itabuna nesta segunda-feira (24) poderiam ter sido maiores sem o bom funcionamento do sistema de drenagem da cidade, segundo avaliação da Prefeitura. Após o auge das chuvas, por volta das 13h30min, a água refluiu em menos de 20 minutos dos principais pontos de alagamento, ainda de acordo com a gestão municipal.

Para o superintendente de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Siurb), Francisco de Sousa Lino Filho, a limpeza e a desobstrução frequentes de galerias e da rede de drenagem pluvial, intensificadas desde 2021, deram bons resultados. “Este serviço vem sendo feito rotineiramente, inclusive com a utilização de um caminhão suga-suga”, acrescentou.

Os alagamentos foram registrados nas avenidas do Cinquentenário, Amélia Amado, Itajuípe, Aziz Maron, Mário Padre, Deputado Paulo Nunes – próximo à Estação Rodoviária – e Getúlio Vargas, no Mangabinha, e Juca Leão e Ilhéus, no Centro, e na Rua Senhor do Bonfim, no Fátima.

“Graças a Deus, mesmo com infortúnios para algumas pessoas, o escoamento das águas pluviais nestes locais foi rápido, inclusive sem causar danos ao fluxo de veículos,” comentou Sousa Lino.

ALERTA LARANJA

Servidores limpam trecho de rede pluvial

A Defesa Civil distribuiu aviso pelas redes sociais informando que Itabuna está em alerta laranja. A cidade tem 32 áreas com risco de deslizamento. Até o momento, não há risco de enchente, informa o diretor do órgão, Kaíque Brito. “A princípio, é só uma chuva de primavera, mas estamos monitorando”.

A recomendação é que, a qualquer sinal de rachaduras nas casas ou de deslizamento, a população deve acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou pela rede social Instagram.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *