Hospital tem semana interna de prevenção a acidentes do trabalho
Tempo de leitura: 2 minutos

A Comissão de Prevenção de Acidentes (CIPA), com o suporte do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, promoveu na quinta (10) e na sexta-feira (11), a II Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) na unidade.

Neste ano, o tema principal do evento é “Biossegurança: Pensando no presente, preservando o futuro”. Durante as ações da II Sipat, assim como na edição passada, técnicos de segurança do trabalho, do Sesmt, também membros da Cipa orientam sobre uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), formas de prevenção de acidentes e montagem adequada da caixa coletora de materiais perfurocortantes infectantes.

Outras estratégias que envolvem dinâmicas com brindes, exibições em stands e ginástica laboral, com o educador físico, Matheus Maciel, são colocadas em prática durante o evento. Também ocorre a exibição de vídeos no CineSipat, minissala de cinema, mais uma vez montada pelos organizadores da II Sipat.

Bruna Sobral, engenheira de Segurança do Trabalho e coordenadora do Sesmt, diz que todas as orientações da Sipat são repassadas de forma objetiva e direta, direcionadas para os temas desta Semana.

Raivanci Arrais, presidente da Cipa do HRCC, conta que nesta edição foram acrescentadas outras informações. “Além da abordagem sobre hipertensão arterial e antitabagismo, repassamos orientações referentes a doenças sexualmente transmissíveis, com a distribuição de material gráfico explicativo e de preservativos masculinos e femininos, resultado de uma parceria entre a nossa comissão e Secretaria de Saúde de Ilhéus”, relatou.

Na quinta-feira (10) à tarde, a assistente social Sara Lemos, da Secretaria de Educação de Ilhéus, proferiu palestrou sobre acessibilidade. À noite, a nutricionista Jaynne Oliveira abordou o tema O que não te contaram sobre sua alimentação. Esses profissionais aceitaram o convite da organização do evento para orientarem os funcionários do hospital diante dos assuntos abordados em suas apresentações.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *