R$ 12,9 trilhões foram movimentados via pix, segundo a Febraban|| Foto Marcello Casal Júnior/AB
Tempo de leitura: 2 minutos

Ao longo de dois anos de funcionamento, o Pix se consolidou como o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros. A ferramenta trouxe conveniência e facilidades para os clientes em suas transações financeiras do dia a dia. De 16 de novembro de 2020, data em que começou a funcionar no país, até o último dia 30 de setembro, foram 26 bilhões de transações feitas no sistema financeiro nacional, com valores transacionados atingindo R$ 12,9 trilhões.

Levantamento feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com base em números do Banco Central, mostra que já em seu primeiro mês de funcionamento, o Pix ultrapassou as transações feitas com DOC (Documento de Crédito).

Em janeiro de 2021, superou as transações com TED (Transferência Eletrônica Disponível). Em março do mesmo ano passou na frente em número de transações feitas com boletos. Já no mês seguinte (maio), o Pix ultrapassou a soma de todos eles.

CARTÕES DE CRÉDITO

Em relação aos cartões, o Pix ultrapassou as operações de débito em janeiro deste ano e; fevereiro, foi a vez de passar na frente das transações com cartões de crédito, quando se tornou o meio de pagamento mais utilizado no Brasil.

“As transações feitas com o Pix continuam em ascensão, revelando a grande aceitação popular do novo meio de pagamento, que trouxe conveniência e facilidades para os clientes em suas transações financeiras do cotidiano. Nos últimos 12 meses, registramos um aumento de 94% das operações com a ferramenta”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban.

Leia Mais

PRF apreende veículo com placa clonada
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais rodoviários federais apreenderam, no início da tarde desta terça-feira (15), no Km 505 da BR-101, em Itabuna, no sul da Bahia, um Fiat Argo, que trafegava com placa clonada de um outro roubado. O veículo original foi roubado em Salvador, em novembro de 2020.

O motorista do veículo apresentou mais de uma versão para tentar se livrar do flagrante, mas acabou conduzido para a Delegacia da Polícia Civil de Itabuna, onde foi ouvido. O veículo também está retido na delegacia local. O caso é investigado pela Delegacia de Furtos e Roubo.

Chuva causou alamentos em vários bairros de Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Coordenadoria da Defesa Civil de Itabuna informou, há pouco, que, no período das 5h30min às 10h da manhã desta terça-feira (15), choveu cerca de 30 milímetros. Até as 11h30min, foram registrados 18 pedidos de socorro pela Defesa Civil – casos de transbordamento de canais, alagamentos e a queda de muro no final da Rua do Paty, no São Caetano. Não há registro de ocorrências com vítimas.

No São Caetano, o local atingido acabou interditado pelas equipes que atenderam ao chamado pelo número de serviço 199, segundo o coordenador da Defesa Civil, Kaike Brito. Quem precisa de ajuda pode entrar em contato pelo Whatsapp é o (73) 98117-4490.

MOBILIZAÇÃO

A Prefeitura de Itabuna informa ter mobilizado equipes de campo da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Siurb) e da Emasa para atender famílias que sofreram danos com alagamentos provocados pelas fortes chuvas desta terça-feira (15).

As equipes da Emasa atenderam a chamados para desobstrução de redes de esgotamento sanitário, enquanto o pessoal da Superintendência de Serviços Públicos mobilizou equipamentos para dar vazão a canais de drenagem, obstruídos por lixo e entulhos carreados para as calhas, tendo reforçado a necessidade de os moradores cooperarem para que novos alagamentos sejam evitados.

O Plantão Social da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) também foi acionado pelos contatos (73) 98805-4022 e 98130-3383 para verificação in loco de áreas alagadas em dois pontos, o Novo Jaçanã e o final de linha do São Caetano. Duas famílias serão removidas para Casa de Apoio (Semps), no bairro de Fátima. Um relatório será elaborado para definir a assistência oferecida na próxima etapa aos desabrigados.

Chuva provoca alagamentos em diversos pontos em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores de várias regiões de Itabuna foram surpreendidos com a chuva forte que cai nesta terça-feira (15) no sul da Bahia. Há relatos de alagamentos em bairros como São Caetano, Jaçanã, Pedro Jerônimo, Novo Jaçanã, Vila Anália, São Pedro, Sarinha, Nova Itabuna, Daniel Gomes, Fátima e Califórnia, além de regiões centrais da cidade.

As primeiras informações são de que muitas famílias que residem ao lado dos canais de macrodrenagem que cortam bairros como Jaçanã, São Caetano, Vila Anália e Nova Itabuna tiveram que deixar suas casas às presas no meio da manhã de hoje. Muitas se queixam que perderam todos os móveis e eletrodomésticos.

Vídeos gravados por moradores, na manhã desta terça-feira, mostram que o canal transbordou em vários pontos e a água suja do esgoto invadiu dezenas de casas nos dois bairros. Uma das imagens mostra um grupo de pessoas deixando suas casas apenas com a roupa do corpo. Outra imagem mostra ruas do Novo Jaçanã completamente alagadas.

De acordo com agência Climatempo, com exceção do Rio Grande do Norte, o dia será de pancadas de chuva na região Nordeste. A chuva é mais frequente no litoral da Bahia, principalmente no sul do estado; litoral de Sergipe e no centro-sul do Maranhão. As pancadas de chuva ocorrem com raios no sertão, no centro-oeste e norte da Bahia, no centro-sul do Piauí e no interior do Maranhão.