Doação de sangue pode ser feita por pessoas saudáveis, a partir dos 16 anos || Foto Michelle Gordon
Tempo de leitura: 2 minutos

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, é referência em média e alta complexidade no interior da Bahia. Ele atende pacientes oriundos de diversos lugares do estado e do país. Todo início de ano, com o aumento do fluxo de turistas no litoral sul-baiano, a demanda por assistência hospitalar aumenta durante as festas de final de ano e verão.

Por isso, a Agência Transfusional (AT) do HRCC está pedindo aos habituais e potenciais doadores que procurem os bancos de sangue das suas regiões para doações.

Fraana Andrade, farmacêutica bioquímica e coordenadora operacional da Agência Transfusional do HRCC, reforça que, para manter assistência necessária, a unidade depende da regularização dos estoques. “Por isso, ressalto a importância da doação de sangue, de todos os tipos e fatores, para transfusão – procedimento essencial para salvar vidas de muitas pessoas acolhidas aqui e em outras unidades hospitalares”, destacou.

O médico Alfredo Boa Sorte Júnior, responsável técnico pela AT do HRCC, alerta que a demanda é cotidiana, presente na realidade hospitalar, principalmente para pacientes renais crônicos internados e pacientes cirúrgicos, de diversas patologias. “Reforço que precisamos realizar este trabalho contínuo de captação de doadores intra-hospitalar, conscientizando os familiares dos pacientes, sensibilizando sobre a importância do ato de doar sangue, para que os estoques se mantenham seguros”, afirmou.

LOCAIS DE DOAÇÃO

ILHÉUS

Banco de Sangue de Ilhéus, no Hospital São José, Rua Dom Manuel Paiva, Ladeira do Café, 226, bairro Teresópolis. Telefone (73) 3234-5774.

ITABUNA

Banco de Sangue do Núcleo de Hemoterapia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, na Rua Antônio Muniz, 200, prédio anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho, bairro Pontalzinho. Telefones (73) 3214-9126 / 9127 / 9154.

QUEM PODE DOAR SANGUE

De acordo com informações da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *