Puxada do Mastro de São Sebastião é promovida todos os anos e atrai multidão
Tempo de leitura: 2 minutos

A tradicional festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, que atrai milhares de turistas e visitantes à Praça Cláudio Magalhães, em Olivença, promete agitar o final de semana em Ilhéus. Os festejos em homenagem ao santo começam hoje (6) e se estendem até o próximo domingo (8). A programação completa pode ser conferida ao final da matéria.

Integrada ao calendário turístico da cidade, a programação inclui desfile e apresentações culturais, missas, rituais e shows com bandas locais. O município mantém viva a tradição, fomentando a cultura local. “Uma festa secular, que renova a memória própria da nossa cidade, faz parte da história de Ilhéus, une cultura, religião e fortalece o turismo”, afirma o prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD).

A tradição da Puxada do Mastro começa com a escolha da árvore, ritual que é misto de fé, devoção e sacralidade. Os indígenas tupinambá de Olivença reafirmam seus troncos familiares, refletem sobre a comunidade e repassam a tradição para os mais novos por meio do mastaréu. O evento também desperta um importante olhar, o da sustentabilidade.

MÁRTIR E PADROEIRO

Do local onde é retirado o tronco, que fica exposto até o próximo ano na entrada da Igreja de Nossa Senhora das Escadas, mudas são plantadas na mata para garantir a preservação da natureza e a própria tradição do povo Tupinambá. A cada árvore retirada uma vez por ano, são plantadas mudas no entorno da cepa (local do corte), conforme explica a Associação dos Machadeiros de Olivença (AMAO), que realiza a puxada com o suporte da Prefeitura.

As comemorações em homenagem ao mártir, padroeiro da catedral diocesana e defensor dos tupinambá começam às 16h desta sexta-feira (6), com o Luar das Criativas, seguido de desfile de abertura com a participação das organizações e instituições locais. A Guarda Civil Municipal, Sutram, secretarias de Saúde, Cultura e Turismo atuarão nos três dias de evento, com o apoio das Companhias Independentes de Polícia Militar da Bahia.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

SEXTA-FEIRA (06/01)
16h – Luar das Criativas
17h30min – Desfile de abertura
20h- Shows com bandas locais
00h- Cortejo dos Mascarados (Grupo de Capoeira Nação Zumbi)

SÁBADO (07/01)
16h – Luar das Criativas
18h – Procissão
19h- Missa
20h – Apresentações Culturais (Boi Estrela e Terno das Camponesas)
21h30min – Shows com bandas locais

DOMINGO (08/01)
5h às 8h30 – Alvorada/Rituais na porta da Igreja Nossa Senhora das Escadas/Bênçãos e Feijoada dos Machadeiros
9h às 13h – Rezas e Agradecimentos / Derrubada do Mastro/ Saída da Mata para a praia
15h às 17h30min – Parada para descanso/ Arrastão do Mastro/ Chegada à Praça Cláudio Magalhães
18h às 23h – Show com bandas locais

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.