Aulas no Curso de Medicina Unex em Itabuna começam em março || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 3 minutos

Os dirigentes da Unex, ex-UniFTC em Itabuna, apresentaram os projetos previstos para curto, médio e longo prazos para o campus Saúde, na Avenida J.S. Pinheiro, no bairro Lomanto Júnior. Nesta primeira etapa, a faculdade anunciou que investirá, em parceria com o município, na capacitação dos profissionais que atuam na saúde básica e na requalificação das unidades básicas de saúde.

A inserção dos estudantes de Medicina na comunidade local, reforçam os dirigentes da Unex, será logo no primeiro semestre para que eles compreendam a dinâmica de um profissional de saúde e as necessidades das pessoas. “O aluno vai logo cedo acompanhar a rotina dos profissionais em seu dia a dia. Isso será importante para sua formação”, explicou o coordenador-geral dos cursos de Medicina da Unex, o médico e professor Lino Sieiro Neto.

Dirigentes da Unex apresentam projeto para o Campus Saúde

Lino Sieiro anunciou que, a médio prazo, a Unex contribuirá na requalificação das unidades básicas de saúde do município. “Vamos capacitar pessoal e fazer melhorias nas unidades básicas de saúde. Mesmo antes da liberação do vestibular para o curso, já tínhamos um projeto pronto”, contou o professor ao PIMENTA.

POLICLÍNICA DE ESPECIALIDADES 

O coordenador-geral dos cursos de Medicina da Unex adiantou que em médio e longos prazos serão construídos uma policlínica de especialidades e uma unidade básica de saúde para atendimento gratuito da população. As duas unidades terão prédios no campus da J.S. Pinheiro e estarão ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), conforme informou Lino Sieiro.

Um dos espaços formatados para aulas práticas dos alunos dos cursos da área de Saúde

O diretor-geral da Unex Itabuna, Kaminsky Mello Cholodovskis, lembrou que o grupo tem 22 anos de experiência e 9 mil alunos formados em 14 cursos superiores ofertados pela FTC. “E agora, com a chegada do curso de Medicina, mudamos o nome nas cidades de Feira de Santana e Itabuna. E temos excelência. A nossa nota na avaliação do Ministério da Saúde foi máxima: 5. A faculdade também tem nota 5 em cursos como Medicina Veterinária e Odontologia”, citou.

Aqui será um dos laboratórios do Campus Saúde da Unex

Kaminsky Cholodovskis reforçou que, na avaliação do Ministério da Educação (MEC), a Unex é a melhor instituição de ensino no sul da Bahia. “Temos uma estrutura física e tecnológica de excelência, com equipamentos de última geração. Além disso, disponibilizamos quadro de professores com mestrado, doutorado e especialistas em todas as áreas. Tudo isso para assegurar uma formação completa aos estudantes. Esse é o nosso diferencial”.

O gerente de Saúde da rede Unex, professor Rodrigo de Jesus, explicou que a decisão de implantar mais um curso de Medicina no sul da Bahia ocorreu porque dados oficiais revelam déficit de médicos em todo o País. “Na Bahia e no Nordeste, essa demanda por esses profissionais é ainda maior. A chegada de mais um curso ocorre para mitigar a falta de médicos para atender a demanda local e dos municípios circunvizinhos”.

O professor acrescentou que o objetivo é não apenas formar, mas trabalhar para que os novos profissionais se estabeleçam na região. “É muito importante ter uma quantidade maior de especialistas atuando mais próximos das localidades onde nasceram”, avaliou. Ex-provedor da Santa Casa de Itabuna e ex-diretor do Hospital São Lucas, o médico Eric Ettinger Junior será o coordenador do curso em Itabuna.

Além de Itabuna, a Unex tem curso de Medicina em Feira de Santana e projetos apresentados ao MEC para implantação em Jequié e Vitória da Conquista, ambos no sudoeste da Bahia. Para o curso em Itabuna, as inscrições estão abertas. As provas serão aplicadas em fevereiro e as aulas começam em março. Acesse para saber mais sobre o processo seletivo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *