Internado no Hospital Costa do Cacau, Yuri precisa ser levado a centro de cardiologia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O jovem Yuri Oliveira Santos, de 21 anos, está internado no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, e precisa ser transferido para um centro especializado em cardiologia, segundo relatório médico. “A transferência é urgente”, disse a mãe do paciente, Marilene Oliveira, ao PIMENTA, nesta sexta-feira (27).

Yuri deu entrada no Hospital no último dia 3, após exame de ultrassom revelar que ele sofreu um derrame pleural. Hoje, ele está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e recebe medicamento para estabilizar as funções cardíacas. Segundo Marilene, sem o tratamento, o coração do filho pararia.

Como hipótese de diagnóstico, o relatório médico aponta uma miocardite aguda e solicita que Yuri seja transferido para unidade onde possa ser avaliada a necessidade de transplante cardíaco ou de dispositivos mecânicos de assistência circulatória.

Marilene afirmou ao PIMENTA que Yuri recebe bom atendimento, mas precisa da transferência imediata para ter chance de continuar lutando pela vida. “Meu filho está sendo bem assistido, sim, isso eu não posso negar. Ele está sendo estabilizado até que se encontre a vaga. Porém, o Hospital não tem o recurso [para tratá-lo]”, declarou. A família buscou o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), pedindo ajuda para agilizar o procedimento.

A equipe responsável pelo atendimento do paciente solicitou a transferência na noite de quarta-feira (25). Consultada pelo PIMENTA nesta sexta-feira (27), a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou o registro do caso na Central Estadual de Regulação e informou que ainda procura vaga em unidade habilitada para casos como o de Yuri.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *