Lydia, Maria e Raíssa exaltam trabalho de professores da rede estadual de ensino
Tempo de leitura: 2 minutos

A estudante Maria Luiza Alves, de 17 anos, celebra o excelente desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. Ao conferir a correção de sua prova de redação, nesta quinta-feira (9), deparou com a nota 980 e vibrou de alegria. Segundo ela, o resultado foi gratificante, porque recompensou a dedicação aos estudos. No último, escreveu um texto dissertativo por semana.

“Além disso, sou extremamente grata aos meus professores do Ruy José por terem me orientado da melhor maneira possível, durante todo o ensino médio”, acrescentou Maria Luiza, que concluiu o ensino médio no Colégio Estadual Ruy José de Almeida, no município de Laje.

O Colégio Ruy José também deu régua e compasso para Lydia de Andrade Assis, 18, que foi muito bem na redação do Enem 2022. “A sensação de ter alcançado 960 pontos é surreal. Não foi fácil o processo até chegar aqui, mas, durante a rotina de preparação, lia muitas redações nota mil e sempre buscava me atualizar das regras e normas que deveria aplicar no texto dissertativo-argumentativo. Além disso, fazia redação toda semana. Hoje, vejo que todo esforço valeu a pena e me sinto grata por ter atingido os meus objetivos”, disse, declarando seus agradecimentos às professoras Maria Isaura e Laiane Santos.

A estudante Raíssa dos Santos Silva, 17, que concluiu o ensino médio no Colégio Carlina Barbosa de Deus, em Paulo Afonso, surpreendeu-se ao descobrir que tirou 860 pontos na redação do Enem 2022. “Não esperava de jeito nenhum, mas foi uma sensação incrível ver que eu havia superado minhas expectativas. Meu desempenho se deve aos professores extraordinários que eu tive, que me ensinaram tanto. Além do meu esforço pessoal, a escola e os professores Hilário Souza e Osani Sales foram fundamentais para eu alcançar esta nota. Só tenho a agradecer”.

AULÕES E UPT

De acordo com a Secretaria da Educação do Estado (SEC), o programa Enem 100% promove aulões de revisão de diferentes componentes curriculares. No ano passado, a atividade envolveu 200 escolas e cerca de 8 mil estudantes da rede estadual de ensino.

A SEC também desenvolve o Universidade para Todos (UPT), programa direcionado a estudantes concluintes e egressos do ensino médio da rede, que visa contribuir com o ingresso dos estudantes ao ensino superior. Transformado em política pública de Estado, em 2020, o UPT é executado em parceria com as quatro universidades estaduais (Uneb, Uesb, Uefs e Uesc) e a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *