Hermano Fahning apresenta termos da parceria do Colo-Colo com a Global Ativos
Tempo de leitura: 2 minutos

O Colo-Colo não tem vaga assegurada na Série B do Campeonato Baiano de Futebol 2023, informou ao PIMENTA o presidente do clube, Hermano Fahning. A presença do time na competição é incerta porque ele não disputou a Série B do ano passado, quando Feirense e Grapiúna foram rebaixados para a Série C, reduzindo o número de participantes da segundona de doze para dez em 2023.

Como a realização da Série C do Baiano não está garantida, uma alternativa no horizonte do Colo-Colo seria a ampliação dos inscritos para a Série B. À frente do projeto de reestruturação do Tigre de Ilhéus, Hermano ressaltou que a direção do clube demonstrará à Federação Bahiana de Futebol (FBF), de maneira respeitosa, a intenção de retornar ao calendário do futebol profissional ainda neste ano.

– Isso tem que ser feito com muito cuidado. O Colo-Colo é filiado à Federação e não está, de nenhuma maneira, provocando uma virada de mesa. A gente tem que respeitar o regulamento do ano passado – declarou o presidente.

“ENSAIO DA SAF”

A incerteza sobre a presença do Tigre na Série B, continuou Hermano, não prejudica a parceria com o grupo de investimentos Global Ativos, anunciada na última semana. Isso porque, segundo ele, clube e investidores discutem a viabilidade de um projeto de longo prazo, que terá como ponto de partida a gestão compartilhada do Departamento de Futebol do Colo-Colo.

Para este ano, o acordo prevê investimento de R$ 300 mil por mês no futebol do clube, com aporte exclusivo da Global. Em contrapartida, o grupo receberá 80% das receitas do Departamento. Os 20% restantes ficarão para o Colo-Colo. Esses são os termos do protocolo de intenções que será submetido ao Conselho Deliberativo do Tigre, formado por trinta conselheiros, para emissão do parecer que será levado à votação na Assembleia Geral dos Sócios.

“O Colo-Colo não terá custo para gerar receita. Os custos serão da Global. O Colo-Colo está colocando sua marca, sua história, torcedores, engajamento. Esse é o capital do clube. Esse será um ensaio da SAF”, explicou Hermano, usando a sigla de Sociedade Anônima de Futebol, forma jurídica do chamado clube-empresa. Se for adiante, a criação da SAF manterá a divisão das receitas do Departamento de Futebol em 80% para os investidores e em 20% para o clube.

METAS E COMPROMISSO

Hermano Fahning também falou ao PIMENTA sobre as metas do Colo-Colo para os próximos anos. O clube planeja voltar à Série A do Baianão em até três anos e chegar à Série C do Campeonato Brasileiro até 2030.

O presidente ressaltou que todo o planejamento da nova direção visa estruturar o Colo-Colo como clube atraente para investidores, sem que isso implique em descaracterização de sua identidade. A parceria também prevê o aprofundamento dos vínculos do time com a sociedade ilheense, por meio de iniciativas como a de um centro de treinamento para crianças e adolescentes.

A Global Ativos manifestou expectativas alinhadas com a direção do time, disse Hermano, garantindo que o clube não perderá sua autonomia. “O Colo-Colo vai continuar sem dono e vai ser sempre o time da cidade de Ilhéus, de sua torcida, esse é o compromisso de sua diretoria. A Global Ativos não vê a gente como mercadoria”, emendou.

No próximo dia 3 de abril, o Colo-Colo Futebol e Regatas completará 75 anos de fundação. A data será marcada por uma celebração à altura da história do campeão baiano de 2006, assegurou o dirigente.

Uma resposta

  1. Sou de Itabuna e torcedor do DRAGÃO. Torço com entusiasmo pelo retorno do TIGRE, nosso maior adversário,para ver novamente o maior CLÁSSICO DO CACAU. Que venha bem estruturado com equipe forte, o que fará com que o DRAGÃO se fortaleça também, aí sim, teremos grandes jogos aqui no Itabunão e no Mario Pessoa. As torcidas merecem !

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *