Moradores de dois prédios do Pontal Park ficaram sem energia nesta quarta-feira (1º) || Foto SSN
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Moradores do Pontal Park Residencial, em Ilhéus, dizem que foram surpreendidos, nesta quarta-feira (1º), pela interrupção do fornecimento de eletricidade para os apartamentos dos prédios Taiti e Bali, construídos pela SSN Incorporadora ao lado do GBarbosa, no Bairro Pontal.

Segundo afirmam ao PIMENTA, a construtora e a Coelba são responsáveis pelo corte repentino do serviço, porque não teriam planejado e executado, de forma organizada, a substituição da rede comum pelas instalações elétricas individuais.

“Hoje, em função da gestão inadequada dos trâmites que a construtora teria que fazer com a Coelba, eles cortaram a nossa energia, de todo prédio, independente dos apelos que as pessoas fizeram. Tinha gente que tinha reunião agendada, trabalho para fazer, gente que toma insulina, gente que tinha audiência, tudo via internet. Ficou todo mundo na mão”, disse uma moradora, que pediu para ter a identidade mantida em sigilo.

Os prédios estão ocupados há pouco mais de seis meses. Até hoje, a energia consumida pelos apartamentos habitados foi paga pela SSN. O problema, continua a moradora, é que apenas ontem (28) os condôminos foram informados de que a rede seria desligada quando fosse iniciada a individualização dos quadros de energia, o que começou a ser feito hoje, sem aviso prévio, acrescentou.

O corte também afetou a rede comum do condomínio, que chegou a ficar sem elevadores ao longo do dia. A maioria dos cerca de 80 apartamentos dos dois prédios continuavam sem eletricidade até o final da tarde de hoje.

O QUE DIZ A SSN

O PIMENTA entrou em contato com o engenheiro Ricardo Magnavita, da SSN Incorporações. Segundo ele, ao contrário do que foi cogitado por moradores do residencial em um grupo do WhatsApp, a construtora não solicitou o desligamento da rede.

Ainda conforme Ricardo, a Coelba não informou à construtora, com antecedência, que iniciaria hoje a conexão dos quadros individuais à subestação de energia do condomínio.

O engenheiro também alegou demora da concessionária ligar a subestação do condomínio à sua rede, permitindo a individualização do serviço para os apartamentos. O problema, de acordo com Ricardo, repete-se em todo o estado. “Se os condôminos [do Pontal Park] quiserem entrar na Justiça junto com SSN contra a Coelba, a gente entra junto, porque é uma prática que ela está adotando na Bahia inteira e prejudicando as incorporadoras”, disparou.

Para que o fornecimento de energia seja restabelecido o mais rápido possível, a SSN propôs à Coelba que permita o uso da subestação mesmo pelos apartamentos que não tiveram a ligação individual formalmente solicitada, com a despesa arcada pela construtora, assegurou Ricardo Magnavita.

Citada como síndica responsável pelo condomínio, a representante da empresa Alpha Condomínios, Vitória Carvalho Reis, foi procurada pelo PIMENTA. Por telefone, ela disse ao site que estava ocupada e pediu que voltássemos a telefonar minutos depois. A segunda tentativa de contato não foi atendida. Não obtivemos retorno da Coelba até o fechamento da matéria.

6 respostas

  1. Mentira desse engenheiro! Temos testemunhas que viram e ouviram o representante da SSN dizer na Coelba para desligar a energia.
    Grande parte dos moradores estavam lá sede da Coelba!

  2. E outra, a Coelba não foi para cortar e sim fazer as ligações novas. Só quem pode autorizar o corte da energia é a SSN, pois está no nome dela, a energia utilizada, inclusive, pelo que sei, está com pagamento em dia.
    Tudo isso é conversa fiada, para não serem processados!

  3. Os problemas com essa construtora SSN veem se arrastando desde o dia que começamos a morar aqui. São inúmeros, a energia elétrica foi a “cereja do bolo”!
    Desde que chegamos, eles não nos deram o número do projeto para podermos individualizar a energia elétrica, isso já tem 9 meses! A Coelba só realiza a ligação, se tiver tudo organizado!

  4. Os problemas da SSN veem se arrastando desde julho de 2022. Eles entregaram a obra cheio de vícios. Tivemos vários problemas, a energia elétrica foi a “cereja do bolo”!
    Se formos parar para conversar sobre os problemas…
    Se tivesse alguém aqui que dependesse de algum aparelho para sobreviver, morreria, pq nem foi indagado se havia no condomínio, se rinha alguém doente! Isso é um crime, pois a energia é considerado serviço essencial!

  5. Temos passado muito desgosto. Compramos um sonho que tem sido um pesadelo por fases: meses sem gás encanado; água que falta por causa de problemas na qualidade e adequação do material entregue; quedas de energia devido a gambiarras; desde ontem, corte do fornecimento de energia… E a lista só cresce.

  6. Gostaria de parabenizar pela matéria, abrindo espaço para que todos os envolvidos se manifestem. Realmente, a experiência tem sido estressante com a SSN.

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