Polo da Ford na Bahia será assumido pela gigante de veículos elétricos chinesa
Tempo de leitura: 2 minutos

A chinesa BYD,  maior fabricante de veículos elétricos do mundo, deve investir quase R$ 3 bilhões para produção de carros na Bahia.  A empresa acaba de chegar a um acordo com a Ford no Brasil para assumir o Polo Automotivo de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador,  e deve gerar mais de 1.200 empregos diretos na Bahia.

Executivos chineses devem chegar ao Brasil ainda neste mês para estudar o modelo de negócio. Eles também devem anunciar a quantidade de produtos, a logística para fábrica de automóveis, ônibus e caminhões e beneficiamento de lítio. A expectativa que a gigante inicie a produção de veículos na Bahia em 2024.

Devem ser instaladas três unidades para produção de chassis de ônibus e caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, além de processamento de lítio e ferro fosfato – conforme protocolo de intenções assinado entre a BYD do Brasil, subsidiária da empresa chinesa no país, e o Estado da Bahia, segundo informações do colunista Jorge Moraes, do UOL.

A BYD DEVE PRODUZIR NA BAHIA ATÉ 150 MIL VEÍCULOS POR ANO

Inicialmente, a BYD deve produzir 30 mil veículos, podendo chegar à capacidade produtiva de 150 mil unidades por ano. A montadora chinense BYD Auto Brasil fabricará para o mercado interno e externo. SUVs, picape (em uma segunda fase) e um médio compacto estão nos planos dos chineses para híbridos e elétricos.

A empresa chinesa BYD chegou ao Brasil em 2015, com a  inauguração, em Campinas (SP), da primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos. Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos.

Em 2020, a empresa iniciou a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4) para abastecer a frota de ônibus elétricos. A BYD também comercializa no Brasil empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis elétricos e não poluentes. A empresa já atua na Bahia.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *