Lala profere palestra no Candinha Doria em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sebrae no sul da Bahia promove palestra comemorativa à Semana da Mulher, nesta segunda-feira (6), no Teatro Candinha Doria, em Itabuna, às 18h. Lala Deheinzelin, especialista em novas economias e pioneira em economia criativa, fala sobre o futuro colaborativo em evento gratuito.

A inscrição pode ser feita pelo link https://bit.ly/futuroITB. Lala promete abordagem inovadora sobre a importância da colaboração no futuro, além de apresentar insights e tendências do mundo dos negócios.

A gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, considera a abordagem de extrema importância para a região. “A palestra da Lala Deheinzelin é uma grande oportunidade para as empreendedoras da região ampliarem sua visão de futuro e entenderem como a colaboração pode ser um grande diferencial competitivo”.

Com mais de 30 anos de experiência em pesquisa de tendências e inovação, Lala Deheinzelin é uma das referências em economia criativa no Brasil. Ela é autora do livro Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento, além de ter sido condecorada pelo Governo Francês com a medalha Chevalier des Arts et des Lettres, em 2015.

Daniel Santiago de Souza era lotado em Ilhéus
Tempo de leitura: 2 minutos

Um soldado da Polícia Militar foi baleado e morreu durante troca de tiros com um bandido, na madrugada deste domingo (5), em uma festa no bairro Colonial, em Eunápolis, no extremo-sul da Bahia. De acordo com investigações da Polícia Civil, o PM Daniel Santiago de Souza, de 33 anos, estava de folga e curtia a festa paredão com amigos quando teria ocorrido desentendimento com Alexandre Santana Gonçalves, de 23, que também foi baleado e morreu pouco tempo depois de chegar ao Hospital Regional de Eunápolis.

Alexandre e Túlio eram suspeitos de matar o PM || Fotomontagem Radar News

As primeiras informações são de que Alexandre Santana, que tem passagens pela polícia, sacou a arma e atirou no soldado Daniel Santiago, que teve tempo de reagir e atingir o criminoso. Além de Alexandre, um homem identificado como Túlio Nascimento, de 27 anos, teria participado do ataque ao PM. Túlio foi morto na manhã de hoje, no confronto com policiais da Companhia Independentes de Policiamento Tático (Rondesp-Sul).

Daniel Santiago de Souza estava na Polícia Militar da Bahia há 12 anos. De folga, ele e um amigo viajaram para o extremo-sul, onde passariam o final de semana. Também baleado no tiroteio, o amigo de Daniel foi levado para o Hospital Regional em estado grave. Não há informações sobre o quadro de saúde do rapaz. O corpo do policial deve ser sepultado nesta segunda-feira (6) em Ilhéus. O tiroteio é investigado pela Coordenaria Regional da Polícia Civil em Eunápolis.

André nasceu no sul da Bahia e é destaque no Fluminense || Foto Marcelo Gonçalves/Fluminense
Tempo de leitura: 2 minutos

A vida do volante André, destaque na equipe do Fluminense (RJ), é cheia de reviravolta. Nascido em 16 de julho de 2001, no distrito de Algodão, no município de Ibirataia, no sul da Bahia, o jogador foi convocado na última sexta-feira (3) pelo técnico interino Ramon Menezes para o amistoso da Seleção Brasileira. Ele está na lista para o jogo contra Marrocos no dia 25, em Tanger.

É a primeira convocação de André para a Seleção Brasileira principal. O volante, no entanto, já havia sido incluído pelo então técnico Tite na pré-lista para a Copa do Mundo do Catar. Com excelente desempenho em campo, no final do ano passado, o jogador renovou com o Fluminense até dezembro de 2026.

O Moleque de Xerém vem se destacando no Fluminense e se firmou como um dos principais jogadores do país. No ano passado, as boas atuações renderam a André os prêmios de melhor volante do Brasileirão na eleição oficial da CBF e, no tradicional Bola de Prata, promovido pela TV ESPN. Em 2021, ele já havia sido eleito a revelação do campeonato.

O jogador do sul da Bahia estreou como profissional em agosto de 2020 aos 19 anos de idade, em amistoso contra o Botafogo. Hoje, o camisa 7  soma 115 jogos e três gols pelo Fluminense. Ele é sempre elogiado pela técnica, boa saída de bola e é excelente marcador.

INÍCIO DIFÍCIL E TROCA DE TRICOLORES

André Trindade da Costa Neto começou a carreira como atacante na Escolinha de Futebol Futuro Certo. Aos 10 anos participou de uma peneira do Bahia e foi convocado para outros testes na base do clube em Salvador, onde ficou no período 2011-2013. Em 2013 foi descoberto pelo Fluminense durante um torneio em Bom Jesus da Lapa. No Rio de Janeiro, o menino teve dificuldade nos primeiros anos na base e começou a ser escalado no meio-campo, onde encontrou o seu melhor futebol.

André passou pela Seleção Brasileira Sub-20, em 19-20. Em jogo oficial, estreou pelos profissionais do Fluminense, em 2020, contra o Atlético Goianiense, no dia 17 de setembro, na partida de ida pelas quartas de final da Copa do Brasil. O Tricolor Carioca venceu por 1 a 0, e o atleta entrou aos 42 minutos do segundo tempo. Mas aos poucos o baiano de Ibirataia foi caindo nas graças dos treinadores que passavam pelo Flu. Hoje é um dos destaques da equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz.

A ChocoSol é resultado de uma parceria da Uesc com o governo do estado || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A primeira fábrica de chocolates da economia solidária do Brasil, a ChocoSol, será inaugurada nesta segunda-feira (6), em Ilhéus. A unidade de produção foi implantada no Campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), no bairro Salobrinho, com a parceria da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre).

A entrega oficial da primeira produção de chocolates será logo após à solenidade de abertura do semestre Letivo 2023.1, com a Aula Magna proferida pela Secretaria Estadual de Educação, Adélia Melo Pinheiro. O evento contará com a presença do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães.

O reitor da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana, destaca a importância da unidade para a população de Ilhéus, Itabuna e demais municípios do sul da Bahia, que passam a contar com um equipamento moderno que possibilitará o aprendizado e a produção social, fortalecendo e dinamizando a cadeia do chocolate. “A Universidade apoia a economia solidária no território e, por meio dos seus centros de pesquisa, busca melhorar a qualidade do nosso principal produto agrícola via pesquisa e da inovação”, afirma Santana.

POLÍTICA PÚBLICA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

“A ChocoSol representa um avanço na política pública de economia solidária, no momento em que aponta para o caminho da criação de uma espécie de “arranjo produtivo territorial solidário, pois se constitui em um moderno equipamento disponibilizado para a aprendizagem, pesquisa e produção social a serviço dos empreendimentos solidários da cadeia do chocolate”, avalia o superintendente estadual de Economia Solidária da Setre, Wenceslau Júnior.

Além da produção de chocolates, o espaço ofertará também formações e contribuirá para a melhoria de produtos por meio da assistência técnica oferecida pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol), Litoral Sul, também instalado no local, que é parte da política pública do setor fomentada pela Setre. A gestão do equipamento tem a chancela da Associação Beneficente Josué de Castro (ABJC), que já administra o contrato do Cesol Litoral Sul.

Prouni tem 574 mil inscritos para o primeiro semestre
Tempo de leitura: 2 minutos

A Bahia está entre os três estados com maior número de inscrições no Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2023. Com 91.510 inscrições, a Bahia ficou atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, que registraram, 175.618 e 107.514 inscritos, respectivamente. Proporcionalmente, o estado do Nordeste tem a maior quantidade de participantes.

O Prouni do primeiro semestre de 2023 foi encerrado na sexta-feira (3) com 574.548 candidatos inscritos. A edição do deste primeiro semestre superou o Prouni 2022 do mesmo período, que registrou 544.755 inscritos. O número de bolsas ofertadas é recorde desde 2005, quando o programa foi lançado, superando 290 mil, segundo o Ministério da Educação.

O Nordeste registrou o maior número de inscritos, um total de 213.431 candidatos, representando 37,15% do total de inscritos, quando observado o local de residência do candidato. O Sudeste fechou com 34% dos inscritos (195.447), seguido pela região Sul (11%), com 63.254; Norte (10,33%) com 59.327; e Centro-Oeste (7,5%) com 43.089.

AS BOLSAS SÃO PARA QUEM NÃO POSSUI GRADUAÇÃO

O Prouni oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. O público-alvo do Programa é o estudante sem diploma de nível superior.

O Programa é dividido em duas chamadas sucessivas. O resultado da primeira convocação será divulgado no dia 7 de março. A partir desse mesmo dia, os pré-selecionados deverão comprovar as informações disponibilizadas no ato da inscrição, com prazo até 16 de março. Já o resultado da segunda chamada estará disponível no dia 21 de março, sendo seguido, novamente, pela fase de comprovação das informações, que terminará em 30 de março.

Para se inscrever no Prouni é necessário ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do Exame e ter tirado nota superior a zero na prova de redação.