André nasceu no sul da Bahia e é destaque no Fluminense || Foto Marcelo Gonçalves/Fluminense
Tempo de leitura: 2 minutos

A vida do volante André, destaque na equipe do Fluminense (RJ), é cheia de reviravolta. Nascido em 16 de julho de 2001, no distrito de Algodão, no município de Ibirataia, no sul da Bahia, o jogador foi convocado na última sexta-feira (3) pelo técnico interino Ramon Menezes para o amistoso da Seleção Brasileira. Ele está na lista para o jogo contra Marrocos no dia 25, em Tanger.

É a primeira convocação de André para a Seleção Brasileira principal. O volante, no entanto, já havia sido incluído pelo então técnico Tite na pré-lista para a Copa do Mundo do Catar. Com excelente desempenho em campo, no final do ano passado, o jogador renovou com o Fluminense até dezembro de 2026.

O Moleque de Xerém vem se destacando no Fluminense e se firmou como um dos principais jogadores do país. No ano passado, as boas atuações renderam a André os prêmios de melhor volante do Brasileirão na eleição oficial da CBF e, no tradicional Bola de Prata, promovido pela TV ESPN. Em 2021, ele já havia sido eleito a revelação do campeonato.

O jogador do sul da Bahia estreou como profissional em agosto de 2020 aos 19 anos de idade, em amistoso contra o Botafogo. Hoje, o camisa 7  soma 115 jogos e três gols pelo Fluminense. Ele é sempre elogiado pela técnica, boa saída de bola e é excelente marcador.

INÍCIO DIFÍCIL E TROCA DE TRICOLORES

André Trindade da Costa Neto começou a carreira como atacante na Escolinha de Futebol Futuro Certo. Aos 10 anos participou de uma peneira do Bahia e foi convocado para outros testes na base do clube em Salvador, onde ficou no período 2011-2013. Em 2013 foi descoberto pelo Fluminense durante um torneio em Bom Jesus da Lapa. No Rio de Janeiro, o menino teve dificuldade nos primeiros anos na base e começou a ser escalado no meio-campo, onde encontrou o seu melhor futebol.

André passou pela Seleção Brasileira Sub-20, em 19-20. Em jogo oficial, estreou pelos profissionais do Fluminense, em 2020, contra o Atlético Goianiense, no dia 17 de setembro, na partida de ida pelas quartas de final da Copa do Brasil. O Tricolor Carioca venceu por 1 a 0, e o atleta entrou aos 42 minutos do segundo tempo. Mas aos poucos o baiano de Ibirataia foi caindo nas graças dos treinadores que passavam pelo Flu. Hoje é um dos destaques da equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz.

4 respostas

  1. Conheci André no jogo contra o Galo no Brasileirão 22. Fiquei espantado pelo fato de um só jogador do Flu dominar totalmente o meio-de-campo, contra vários atleticanos.
    A partir desse jogo acompanho o futebol do melhor volante brasileiro depois de Casemiro.
    Quero ver os dois juntos na seleção.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *